Universidade apresentou 11 artigos selecionados, dos 45 submetidos; autores tiveram até dia 02 de setembro para se inscrever
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) coordenou nesta segunda-feira (04/11), o II Workshop "Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação" (II WETIE), no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), que acontece de 04 a 08 de novembro, no Rio de Janeiro. Os interessados em submeter artigos tiveram até o dia 02 de setembro. Dos 45 trabalhos submetidos, 11 foram selecionados e apresentados no evento.
O objetivo do workshop é unir educadores, alunos, gestores e especialistas para explorar e discutir abordagens inovadoras e práticas transformadoras que impulsionam a educação para o futuro. Entre as temáticas abordadas estão: metodologias ativas de aprendizagem, tecnologia na educação, design instrucional, avaliação formativa e feedback, cultura escolar e ambiente de aprendizagem, competências do século XXI, educação personalizada, educação STEM, educação inclusiva, educação a distância, parcerias e colaboração.
No período da tarde, o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o assessor da presidência, Ricardo Caceffo, e os representantes da Unicamp, Daiana Oliveira e Júlio César dos Reis, participaram da mesa redonda “Tecnologias Digitais na Educação Inclusiva no EaD”, que teve como tema central as tecnologias digitais utilizadas para promover a inclusão no ensino a distância. Na ocasião, foram exploradas estratégias e ferramentas que facilitam o acesso à educação para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais, linguísticas ou culturais. A discussão abordou ainda os desafios quanto as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem para criar um ambiente de aprendizagem mais equitativo e acessível.
Confira a programação do II WETIE em: https://sites.google.com/view/cbie-2024-wetie/p%C3%A1gina-inicial
Artigos selecionados
Um Relato de Experiência de aplicação de Engenharia
de Prompt no Ensino Superior em STEM
Gustavo Castilho, Carla Rodriguez e Victoria
Salazar Herrera (Universidade Federal do ABC - Brasil)
Práticas pedagógicas com Recursos
Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa: reflexões para as vivências
em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Rayssa Araújo Hitzschky, José Aires de Castro e
Raquel Santiago Freire (Universidade Federal do Ceará - Brasil)
Sistema de Promoção ao Pensamento Computacional
Silvia Garcia, Marcos Borges e Ana Prado
(Universidade Estadual de Campinas - Brasil)
Design de Interação de um Protótipo de Aplicativo
para Utilização do Método de Aprendizagem Colaborativa Jigsaw
Aline Souza e Ângelo Jesus (Instituto Federal de
Minas Gerais - Brasil)
Tecnologia na Escola: Usando Realidade Virtual para
Introduzir o Atletismo no Ensino Fundamental
Carolina Amaral e Soellyn Bataliotti (Unesp -
Brasil)
Alunos com TDAH no ensino superior: uma
revisão sistemática
Wagner Ferreira Silva Junior, Daiana Oliveira e
Marcos Borges (Universidade Estadual de Campinas - Brasil)
Avaliação do uso de um aplicativo móvel
voltado para o cuidado em saúde
Rafaela Jardim, Raquel Salcedo Gomes, José Valdeni
De Lima e Dauster Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil)
Material Didático em forma de HQ para
Educação em Computação no Ensino Básico
Maria Augusta Silveira Netto Nunes (Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO- Brasil)
Gamificação Auxiliada por Inteligência
Artificial: Uso do ChatGPT para Produção de Atividades Didáticas e Interação
nas Aulas de Metodologia Científica
Lafayette Melo (Instituto Federal da Paraiba -
Brasil)
Explorando o Potencial das IAs
Generativas no Ensino de Matemática: Uma Proposta de Material Educacional
Digital
Silvino Junior, Gildon de Oliveira e fabio Pinheiro
Luz (Instituto Federal do Piaui - Brasil)
Percepção docente sobre o desenvolvimento da criatividade
por meio de jogos e materiais manipuláveis no ensino de matemática
Luís Eduardo Silva Góes (UFBA - Universidade
Federal da Bahia - Brasil) e Ecivaldo Matos (Universidade de São Paulo -
Brasil)
Sobre o CBIE 2024
O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promove e incentiva as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação.
Em 2024, o CBIE está comemorando sua 35ª edição, e terá como tema “O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva”. O tema deste ano tem por objetivo antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. O seu segundo eixo trata especificamente da constituição de uma proposta de Escola que tem na tecnologia, de modo especial, um elemento de qualificação da Educação.
Mais
informações: https://cbie.sbc.org.br/2024/
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 80 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos de graduação: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 429 polos e está presente em 375 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população paulista.
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