Com o apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, iniciativa estimula a criação de soluções criativas, viáveis e com impacto social; equipe vencedora fará apresentação em evento no Palácio dos Bandeirantes

17/09/25


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com as Faculdades de Tecnologia - Fatecs Carapicuíba e Osasco, Centro Paula Sousa (CPS), Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO) e Universidade Júlio de Mesquista Filho (Unesp), organizam o Hackathon “Play to Survive – Desenvolvimento de Jogos para Aprendizagem sobre Gestão de Emergência em Desastres, que acontece de 02 a 04 de outubro de 2025, no campus da Fatec Carapicuíba. O encontro, que conta com o apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, reunirá estudantes para criar soluções digitais inovadoras que unam game, tecnologia e impacto social. As inscrições para os discentes da Univesp acontecem de 18 a 25 de setembro e podem ser realizadas pelo formulário disponível no Ambiente Virtual do Aluno (AVA).
 
 O desafio propõe que os participantes desenvolvam jogos ou experiências gamificadas que ajudem no aprendizado sobre gestão de emergências em situações de desastre. Os temas obrigatórios incluem protocolos de evacuação, primeiros socorros, comunicação em crises, gestão de abrigos, saúde pública, logística de recursos, busca e resgate, inclusão em emergências e coordenação entre órgãos oficiais. Além desses tópicos, haverá desafios extras que ampliam a criatividade das equipes, como narrativas dinâmicas, interfaces intuitivas, cooperação online, paisagens sonoras reativas e até ferramentas de autoria para professores.
 
 As inscrições são individuais e devem ser feitas pela plataforma eletrônica indicada pela organização. Após o credenciamento, os estudantes formarão equipes de 2 a 5 integrantes, preferencialmente multidisciplinares, com diversificados perfis, entre eles, programação, design, arte, áudio e gestão de projetos. Os estudantes da Univesp e Unesp podem participar em formato híbrido. Serão destinadas premiações as três melhores equipes, a vencedora será convidada pela Defesa Civil para apresentar a proposta em evento no Palácio dos Bandeirantes, na segunda quinzena de outubro. Todos os participantes serão certificados.
 
 Acesse o Edital e saiba todas as informações da competição.
 Os estudantes da Univesp podem enviar dúvidas pelo e-mail: eventos@univesp.br
 
Programação
 
Data
Horário
Atividade
02/10 (Quinta-feira)
18h – 19h
Credenciamento e coffee break
20h
Cerimônia de abertura
20h30
Início oficial do Hackathon
21h
Mentoria técnica (temas de desastres)
03/10 (Sexta-feira)
07h
Café da manhã (sugestão)
09h
Mentoria técnica (Jogos Digitais)
13h
Almoço (sugestão)
15h
Mentoria técnica (Desastres)
19h
Lanche (sugestão)
21h
Mentoria técnica (Jogos Digitais)
04/10 (Sábado)
07h
Café da manhã (sugestão)
09h
Mentorias finais e preparação para submissão
13h – 15h
Submissão dos jogos
14h – 17h
Apresentações (pitch) e avaliação
17h
Cerimônia de premiação
18h
Encerramento