Presidente da Instituição fez apresentação institucional aos conselheiros; encontro ocorreu na capital paulista

22/05/24

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, professor Marcos Borges, participou nesta quarta-feira (22/05) de uma sessão no Conselho Estadual da Educação (CEE), na capital paulista. Na ocasião, foi realizada uma apresentação institucional referente às ações acadêmicas e números da universidade. Além do presidente do CEE, Roque Theophilo Junior, e de outros conselheiros, a iniciativa contou com a participação da chefe de Gabinete da Univesp, professora Lubienska Ribeiro, e do assessor institucional, Bruno Miyasato.

Durante a plenária, Theophilo Junior ressaltou a importância da Univesp para o Estado de São Paulo. “A universidade é um orgulho para os paulistas, e hoje vamos abordar a formação oferecida pela instituição e os cursos de licenciatura”, disse.

Na reunião, a conselheira Rose Neubauer elogiou o núcleo comum dos cursos e a possibilidade dos estudantes migrarem dentro do eixo. “Vocês estão de parabéns, uma instituição moderna. Fico muito feliz por essas medidas adotadas e sugiro que criem novos cursos na área de educação especial”, falou.

Em sua exposição, Marcos Borges fez um balanço da atual direção, com os principais números, iniciativas, parcerias e metas para os próximos anos. “A Univesp já está em 373 municípios, nossa proposta é levar ensino superior de qualidade a mais cidades do Estado de São Paulo. Atualmente, temos mais de 63 mil alunos matriculados em nove cursos, que incluem os Eixos de Licenciatura, Computação e Negócios. Em 2024, vamos formar mais de nove mil novos profissionais. Na área de Licenciatura, conseguimos formar o professor para que atue na sua cidade”, explicou.

O presidente falou sobre o modelo pedagógico, infraestrutura, equipe, sistemas acadêmicos e ferramentas de comunicação. “A Univesp é muito atuante nas mídias sociais, no site e no canal oficial do YouTube, com 1,3 milhão de inscritos. O maior número entre qualquer instituição de ensino. Também temos a Univesp TV, um canal aberto que leva nossas videoaulas para dentro dos lares”, acrescentou.

Outro ponto destacado foi o processo seletivo de 2023 e o Vestibular de 2024. “No ano passado, das 25 mil vagas oferecidas, preenchemos 99,9% do total. Um ótimo número para uma instituição pública. Em 2024, ofertamos mais de 25 mil vagas, 2.610 para o Provão Paulista, nossa parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, e mais de 23 mil para o Vestibular. A prova ocorrerá no próximo domingo (26/05). São oportunidades em nove cursos, destinadas a 425 polos de 371 municípios da capital, interior e litoral. A procura pela universidade é grande, mais de 80 mil inscritos. A modalidade de educação a distância também é um diferencial de inclusão. Cerca de 83% de nossos ingressantes têm renda familiar de até três salários mínimos, 45% são pretos, pardos e indígenas e 80% pertencem à primeira geração de universitários da família”, completou.

O titular da Univesp aproveitou o momento para apresentar os desafios e as parcerias firmadas ao longo de sua direção. “Desde 2023, demos um importante passo firmando convênios e acordos de cooperação com Secretarias de Estado, entre elas, da Educação, Direitos da Pessoa com Deficiência e de Políticas para Mulheres e com outras universidades estaduais e federais. Podemos destacar a nossa participação em ações inéditas do atual governo, como o Provão Paulista, TODAS in-Rede e Protocolo Não se Cale. A ideia é trabalhar em conjunto com outros órgãos e oferecer cursos em prol das demandas da população”, disse.

Ao final da exposição, Marcos Borges respondeu perguntas dos Conselheiros. Participaram do encontro outros membros do colegiado, entre eles, Mauro de Salles Aguiar, Hubert Alquéres, Nina Ranieri, Katia Cristina, Valdenice Minatel, Jair Ribeiro da Silva Neto, Marcia Aparecida Bernardes, Maria Eduarda Sawaya, Eliana Amaral, Laura Laganá, Claudio Kassab, Eduardo Augusto, Rosangela Chede, Ghisleine Silveira e Cláudio Mansur.

A apresentação pode ser conferida, aqui.

Sobre o CEE

Atua como órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista. É quem estabelece regras para todas as escolas de todas as redes - estaduais, municipais e particulares - de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao CEE-SP orientar as instituições de ensino superior públicas do Estado, bem como credenciar seus cursos. Esta atribuição lhe é dada tanto pela Constituição Estadual quanto pela lei que o criou em 1963. Mais informações: http://www.ceesp.sp.gov.br/