Iniciativa promove o trote solidário em mais de 300 polos da Univesp; inscrições ocorrem de 04 a 14 de dezembro

27/11/19


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Fundação Educar DPaschoal lançam nesta segunda-feira (25/11) o Prêmio Trote Cidadão Paulista. A ação, voltada aos alunos de graduação da universidade, premiará e reconhecerá os melhores projetos de empreendedorismo social. A iniciativa tem como objetivo contribuir na formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade. Todos os universitários inscritos ganharão certificados. As inscrições vão de 04 a 14 de dezembro e devem ser realizadas por meio de formulário, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Para participar, o estudante da Univesp precisa estar regularmente matriculado em um dos cursos da instituição e desenvolver ações de trote solidário voltadas à recepção dos calouros de 2020. Não poderão concorrer discentes que sejam colaboradores da Fundação Educar DPaschoal, bem como pessoas externas à universidade. As equipes devem ser formadas por quatro ou seis pessoas, entre estudantes e orientador de polo. Os times inscritos podem envolver alunos de diferentes cursos, porém todos da mesma unidade presencial.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a ação é muito importante para despertar a empatia com o próximo e o comportamento empreendedor. “Com certeza teremos iniciativas que poderão ser aplicadas em grande escala. O trote solidário pode ajudar suprir necessidades de uma população local. A iniciativa se aproxima dos projetos integradores já desenvolvidos por nossos alunos. O desafio deles é encontrar soluções que contribuam para a sociedade e promovam o desenvolvimento econômico e social”, ressalta.

Segundo a diretora acadêmica da universidade, professora Simone Telles, o Programa integrará os alunos ingressantes com os veteranos, além de estimular a troca de experiências e reafirmar o compromisso de um estudante de instituição pública, em causar impactos positivos no seu município. “Os discentes aprendem a lidar com diversidade, resolução de conflitos e trabalhos em equipe”, fala.

Uma das inspirações da iniciativa é o Prêmio Trote da Cidadania, que por 15 anos consolidou a ideia de um trote alternativo ao violento. Os materiais de apoio desenvolvidos pela Fundação Educar e parceiros estimulam o trote social para que, além de integração, ele seja o início de uma jornada de participação cidadã dos universitários. “Essa parceria veio resgatar esses conteúdos e colocá-los à disposição para que os alunos da Univesp também aproveitem essa oportunidade e sejam agentes de transformação social”, destaca Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar DPaschoal.

 

Inscrição

A inscrição para o Prêmio (de 4 a 14 de dezembro) é restrita aos alunos que participarem do programa Trote Cidadão Paulista. Na primeira fase da iniciativa, o estudante deverá fazer o curso teórico, disponibilizado no AVA, e enviar um Projeto de trote solidário. Durante o curso, os discentes já devem se organizar em equipes para construir e postar o Projeto, elemento obrigatório para a próxima etapa.

A segunda etapa consiste na realização da ação social descrita no Projeto e no envio de um Relatório do trabalho. Um integrante do grupo postará no AVA o relatório final, no qual deverão constar os dados de todos os participantes. Todos os trabalhos devem ser enviados até 31/03/2020.

Apenas estudantes inscritos no prazo estipulado terão acesso ao curso e poderão, posteriormente, concorrer ao Prêmio.

Os trabalhos serão avaliados por especialistas selecionados pela Univesp e Fundação Educar DPaschoal. Serão classificados como vencedores os projetos que obtiverem as três melhores médias de pontuação. A comissão organizadora levará em consideração alguns critérios, como: inovação e originalidade da proposta; execução e potencial de replicabilidade; potencial de sensibilização e engajamento da comunidade acadêmica; impactos ambientais, sociais e econômicos; coerência e coesão do texto, bem como o respeito à norma culta do Português e raciocínio lógico e poder de síntese.

Premiação

Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um Workshop sobre Inovação Social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo. Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no Workshop também é por conta da organização do evento.

Veja o regulamento do Prêmio: univesp.br/trote2020

Confira o cronograma do Programa

Inscrição no curso: 4 a 14/12/19, por meio de formulário a ser disponibilizado no AVA.

Realização do curso teórico e envio do Projeto: os inscritos no programa terão até 26/01/2020 para concluírem o curso teórico e enviarem o Projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.

Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31/03/20 para o envio do Relatório. Realizado no prazo estipulado, este envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão desta fase.

Avaliação dos trabalhos: no mês de abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal vai analisar os relatórios recebidos e selecionar os três premiados.

Divulgação dos vencedores: no mês de maio de 2020, serão divulgados os vencedores do Prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 48% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Sobre a Fundação Educar DPaschoal

A Fundação Educar é o investimento social da Companhia DPaschoal e, desde 1989, atua com educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Seus projetos – divididos nos eixos “Educar Para o Protagonismo”, “Educar Para Ler” e “Cooperando com o Social” – visam garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam habilidades e sejam verdadeiras agentes de mudança para um futuro melhor.