Instituição recebeu recredenciamento por mais oitos anos; entre os quesitos avaliados estão o funcionamento e infraestrutura

24/05/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) teve seu processo de Recredenciamento Institucional finalizado junto ao Ministério da Educação (MEC). O órgão é responsável pelo credenciamento de todas as instituições de ensino superior na modalidade a distância ou presencial. O processo atual foi iniciado em 2019 e concluído com êxito, tendo a instituição recredenciada por mais oito anos, conforme portaria publicada em abril.

O processo de recredenciamento inclui visita in loco de comissão avaliadora do MEC, para assegurar que as condições atestadas no credenciamento (funcionamento e infraestrutura da instituição) foram mantidas ou aprimoradas. A universidade foi credenciada junto ao MEC em 18 de setembro de 2015, após o parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Além do recredenciamento institucional, vale destacar que os cursos da instituição são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas consultas, normativas e deliberações do Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, que inclui além da Univesp, a outras três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp.

Confira a Portaria, aqui.

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.