Aulas iniciaram em outubro e vão até fevereiro de 2019; curso capacita profissionais nas áreas de saúde, assistência social, educação, segurança e ofertou 10 mil vagas no Estado

07/11/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece no 2ª semestre de 2018, 10 mil vagas (13ª turma) do curso de Extensão Supera (Sistema para detecção do Uso de substâncias Psicoativas, intervenção breve, Encaminhamento, Reinserção social e Acompanhamento). A iniciativa é fruto de uma parceria firmada em agosto, entre a instituição e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com anuência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). Por meio de abordagem multidisciplinar, o curso direcionado às áreas de saúde, assistência social, educação e segurança, entre outras, capacita profissionais para atuarem na triagem de pessoas com problemas associados ao uso de substâncias, realizar intervenções breves e encaminhamentos para tratamento especializado ou desenvolver estratégias de redução de danos.

A realização do curso conta com o auxílio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FapUnifesp) responsável pelo gerenciamento financeiro dos recursos e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) que contribuirá com a cessão de espaço físico e pessoal de suporte na sede do curso. A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 170 horas e duração de quatro meses. As inscrições ocorreram de 05/09 a 23/09 de 2018.

Nesta nova oferta de vagas, o Supera conta com dois materiais didáticos: a) uma edição revista e atualizada dos sete módulos tradicionais do curso, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da SENAD, da UNIFESP e da UNIVESP; b) um novo material inédito sobre Redução de Danos, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da Unifesp e da Univesp.

Os alunos são acompanhados por uma equipe pedagógica composta pela coordenação, supervisão e tutoria de conteúdo, de segunda a sexta-feira das 08h às 19h e aos sábados das 08h às 13h. Os estudantes que concluírem a modalidade receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp e da Univesp.

CERTIFICAÇÃO

O SUPERA é um curso de extensão realizado em EaD, com carga horária equivalente a 170 horas de estudo (150h para os 7 módulos + 20h para Redução de Danos). Os aprovados receberão certificação conjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP e da UNIVESP.

Para mais informações ou em caso de dúvidas acesse https://www.supera.org.br

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp, Unicamp e Unifesp. Em junho de 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão, com o objetivo da universalização do ensino superior. Em um ano, já foram ofertadas mais 55 mil vagas em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios. A Univesp oferece os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.