Memorando de entendimento foi assinado no segundo dia do Congresso; documento prevê colaboração mútua para qualificação profissional na área da educação

08/05/25


Fotos: Marco Antônio / PhotoWJoy

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, e o reitor da Universitas Terbuka (UT), da Indonésia, Mohamad Yunus, assinaram nesta quinta (08/05), no segundo dia do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, em Curitiba, 30º Ciaed, um memorando de entendimento que viabiliza a cooperação entre as instituições de ensino superior. As ações de destaque previstas incluem a promoção de pesquisas acadêmicas, intercâmbio de disciplinas, mobilidade de professores, alunos e pesquisadores, além do desenvolvimento de ações e projetos.

O memorando terá duração de cinco anos. Para Marcos Borges, a concretização de parcerias com universidades internacionais auxilia no fortalecimento mundial da educação a distância (EaD) e cria oportunidades de aprendizado e crescimento para a Univesp. “A UT é uma instituição de educação aberta pública, com um histórico de mais de 40 anos e atendimento de 2 milhões de alunos. Atualmente, conta com mais de 600 mil estudantes, com programas de mestrado, doutorado e várias acreditações internacionais. O termo firmado desempenhará um papel essencial na disseminação do conhecimento, por meio da pesquisa e inovação, fortalecerá a qualificação profissional e a capacitação de pessoas em diversas áreas, em especial, na educação”, explica.

O 30º Ciaed, promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), com o tema “Internacionalização da Educação a Distância”, acontece de 07 a 10 de maio. Ao longo dos 30 anos da ABED, o evento se consolidou como o principal fórum de discussão de teorias, pesquisas e práticas relacionadas à educação digital e a distância no Brasil. Os três dias de Congresso, reúne educadores, tutores, gestores, alunos, designers instrucionais, membros dos setores governamentais, políticos, empresários, nacionais e estrangeiros, além de representantes de diversas Associações Internacionais, com ações significativas em seus países e respeitabilidade mundial em EaD.

A Univesp tem colaboração ativa nesta edição. No dia 07/05, Marcos Borges participou do podcast “Programa Internacional de Educação para a Paz e os desafios da EaD no Sistema Prisional”, que contou com a organização de Ivete Santisi Belfort Mattos, da ONG Palavras de Paz (TPRF) e as participações de Evandro Ribeiro (Claretiano) e Paola Cicarelli (ABED). Além do presidente, a professora titular da Univesp, Célia Maria Haas apresentou dois trabalhos científicos, entre eles, “Os desafios dos alunos na utilização das plataformas digitais na Educação a Distância”, com a participação de Tiago Machanoker Moraes e “Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Superior a Distância”, com a colaboração de Paulo Andrade da Silva.

 

Nesta quinta 08/05,  o presidente da Univesp coordenou ainda a Sessão Plenária 2 – Universidades Abertas, com as presenças dos educadores internacionais, entre eles, o reitor da Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD), da Colômbia, o reitor da UT, Mohamad Yunus , o vice-presidente da African Council for Distance Education (ACDE) e vice-chanceler da National Open University of Nigeria (NOUN), o nigeriano  Olufemi Ayinde Peters e a coordenadora estadual da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), Márlei Vieira Fernandes.

 

Amanhã, 09/05, Marcos Borges coordenará o “Debate com Keynotes” com a participação dos mesmos representantes da Plenária 2, além do secretário-geral da Asian Association of Open Universities (AAOU) e vice-reitor da UT, Rahmat Budim. Veja a programação completa do evento em: https://www.abed.org.br/hotsite/30-ciaed/pt/atividades/

 

Internacionalização - Univesp

No contexto da internacionalização, a Univesp tem avançado significativamente por meio de Memorandos de Entendimento (MoU) firmados com instituições de renome mundial. Entre esses acordos, destacam-se as parcerias com a Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa e a Reykjavik University. Essas colaborações proporcionam oportunidades para o intercâmbio acadêmico, o desenvolvimento conjunto de pesquisas e a troca de boas práticas no ensino a distância.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Atualmente, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 municípios do Estado, 58% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista.