Licenciatura foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação no último mês; outros cursos da Universidade também receberam a qualificação

10/04/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) formará neste ano os primeiros alunos do curso de Física. A Licenciatura foi reconhecida pelo Conselho Estadual da Educação (CEE), em março. Os cursos de Química e Biologia também receberam o reconhecimento da instituição, comprovando a qualidade do ensino a distância oferecido pela Univesp.

A licenciatura, que tem entre as disciplinas Cálculo, Mecânica dos Fluidos, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Oscilações e Ondas, conta com dez polos de ensino distribuídos pelo Estado, além de aulas práticas.

De acordo com a supervisora da Licenciatura em Física da Univesp, Tania Patricia Simões, aulas experimentais são contempladas por disciplinas específicas, chamadas - Práticas para ensino de Física. “Conforme o semestre, a matéria oferece exercícios que abrangem diferentes assuntos dentro das áreas clássicas da Física. Estas aulas são gravadas e podem ser acessadas mesmo após o término da disciplina, por meio do YouTube ou de download dos vídeos”, afirmou.

Segundo a supervisora, o mercado de trabalho para o professor de Física apresenta uma grande demanda de profissionais. “Há muita escassez de professores de Física nas escolas de educação básica. Muitas vezes vemos engenheiros ou ainda matemáticos assumindo tais aulas, por falta de professores formados na área. Precisamos de professores de Física”, ressaltou.

Sobre as vantagens em estudar o curso a distância, Patricia destaca a logística das aulas. “Muitos alunos moram em lugares distantes de universidades que ofereçam esse curso. Talvez, diversos estudantes não pudessem seguir o desejo, ou sonho, muitas vezes, de cursar Física, se precisassem estar presencialmente todos os dias em um local distante”, disse.