Aula inaugural aconteceu na manhã da terça-feira (29)
Aconteceu na manhã da terça-feira (29), no auditório do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM), na região central da capital paulista, a aula inaugural do Curso de Formação de Professores-Autores para a Polícia Militar SP, oferecido pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) para profissionais da corporação. O objetivo do curso é formar policiais militares para atuarem como professores em cursos a serem futuramente oferecido a policiais de todo o Estado na modalidade a distância (EaD).
O encontro, que marcou o início das atividades do curso, contou com palestra do Prof. Dr. Waldomiro Loyolla, diretor acadêmico da UNIVESP. Loyolla destacou a capilaridade da Polícia Militar, presente em todos os municípios do Estado, e a importância da EaD para alcançar todos esses profissionais, possibilitando a sua capacitação. “Ao invés de trazer alunos de todo o Estado até um especialista, a educação mediada por tecnologias permite levar a competência daquele professor a milhares de alunos”, comentou.
Coronel Reynaldo Simões Rossi, diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo (DEC/PMESP), destacou a importância da cooperação com a UNIVESP, buscando a expertise da instituição na área de ensino a distância para “acessar o policial militar em qualquer lugar e em qualquer momento e criar oportunidades para que ele possa desenvolver as suas potencialidades”.
Sobre o curso
O curso de extensão que teve início nesta semana tem carga de 60 horas divididas em atividades a serem desenvolvidas ao longo de sete semanas. Os alunos matriculados acessam os conteúdos de cada módulo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) mediante login na página do curso: http://pmesp.univesp.br/
De acordo com o Capitão Miguel Jodas, coordenador da divisão de ensino do DEC/PMESP, o curso foi pensado e desenvolvido de forma personalizada para o público da Polícia Militar.
As atividades serão ministradas e acompanhadas pela equipe de Design Instrucional (DI) da UNIVESP, composta por Elizabete Briani Macedo Gara (coordenadora), Edison Trombeta e Nádia Pirillo.
A estrutura e a plataforma do curso foram apresentadas pelos profissionais de DI, que enfatizaram o fato de este ser um curso dinâmico, construído pelos conteúdos e atividades que serão disponibilizados semanalmente, bem como pela interação entre os alunos ao longo do seu desenvolvimento. “É importante que a comunicação entre os participantes seja a mais fluida possível”, destacou Elizabete.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp