Curso será oferecido para agentes de todo o Estado

13/02/14


A UNIVESP oferecerá curso de formação para agentes e gestores da Defesa Civil de todo o Estado de São Paulo. O lançamento foi realizado em evento comemorativo dos 38 anos da Defesa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 10 de fevereiro.

“A UNIVESP e a Defesa Civil do Estado vêm realizando trabalho em parceria há um tempo, tendo resultado ações importantes, como a organização deste curso”, disse o presidente da UNIVESP, Carlos Vogt.

De acordo com o Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, a parceria com a UNIVESP permitirá a capacitação da população e, principalmente, dos agentes de defesa civil, para a prevenção por meio do conhecimento.

Curso

Destinado aos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, o curso é gratuito e tem como objetivo formar agentes e gestores para atuação em ações preventivas e reativas em todo o Estado, capacitando-os para lidar com riscos de desastres e eventos climáticos extremos.

O curso é composto por módulos que associam questões teóricas e atividades realizadas em campo. O tempo total de estudo é estimado em 260 horas.

Serão abordados temas como as fases de atuação operacional da Defesa Civil, mapeamento de áreas de risco, construção de cidades resilientes e atividades de prevenção, salvamento, assistência humanitária e recuperação.

Os conteúdos do ambiente virtual de aprendizagem poderão ser acessados em múltiplas plataformas, como computadores, notebooks, tablets e celulares, por meio de aplicativo desenvolvido pela equipe da UNIVESP especialmente para o curso.

A certificação será emitida ao final de cada módulo, de forma conjunta pela UNIVESP e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo.

Para a elaboração do curso, a UNIVESP TV produziu 50 vídeos em qualidade Full HD com 14 especialistas da Defesa Civil do Estado, Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IG-USP) e Faculdade Cásper Líbero. Todo o conteúdo é acessível para pessoas com deficiência e ficará disponível à sociedade de forma aberta, pela internet.

Homenagem

O evento contou com uma série de homenagens a pessoas que contribuíram com a Defesa Civil do Estado, entre elas a designer instrucional da UNIVESP responsável pelo curso, Elizabete Briani, que recebeu a Medalha da Defesa Civil pelos aos serviços prestados.

Veja reportagem da UNIVESP TV sobre o evento, com mais informações sobre o curso: