Plataforma reúne oportunidades de estágio, ações de fortalecimento com egressos, banco de currículos, perfis, mentoria, comunicados e diversos conteúdos voltados ao mercado de trabalho

20/05/25


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), lançou nesta segunda-feira (19/05), o Programa Carreira Univesp, destinado a alunos e ex-estudantes da instituição. A plataforma, que será acessada via Portal do Aluno, traz interação e ações que otimizam o processo de empregabilidade. Além de oportunidades como estágios e empregos, a iniciativa conta com outras funcionalidades, entre elas, perfil público, banco de currículos, conteúdo sobre carreiras, agenda de eventos, comunicados, gestão de estágio, simulação de entrevista, mentoria, pesquisas e um aplicativo. O programa foi apresentado durante live exibida na Univesp TV e canal oficial da universidade, no YouTube.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, a iniciativa foi pensada para reunir em um único local informações importantes do mercado de trabalho, que está em constante transformação. “A ideia é disponibilizar aos nossos discentes e egressos as habilidades demandadas pelos empregadores e auxiliá-los na busca das melhores vagas. Vamos fazer o acompanhamento, rastrear e entender as trajetórias profissionais do nosso público. A ação também servirá como ponto de partida para pesquisas de empregabilidade e nos dará um feedback de como a universidade pode adotar as melhores práticas para ter ainda mais destaque nos projetos externos”, ressalta.

O Portal Carreira Univesp será implantado em etapas. Entre as principais funcionalidades para alunos e egressos, destacam-se:

Oportunidades: o aluno e egresso têm acesso a diversas oportunidades de parceiros da Univesp. No local, será possível ter a visualização completa da vaga (estágio, CLT ou freelancer); candidatura e possibilidade de seguir empregadores.

Perfil Público: o estudante pode preencher o perfil, compartilhar e inserir no seu currículo informações acadêmicas, fotos, experiências profissionais, habilidades, certificações, portfólio, vídeos e outros.

Gestão de Estágio: a funcionalidade permitirá o cadastro do estágio, assinaturas do Termo de Compromisso, além da disponibilidade de modelos já fornecidos pela Univesp, concedente ou agente de integração (inicialmente será implantado para o estágio não obrigatório, sendo posteriormente expandida para todos os estágios).

Banco de Currículos: o aluno pode inserir seu currículo em um banco de talentos para visualização das empresas.

Conteúdo de Carreira: acesso a informações importantes com temas de carreira e empregabilidade

Eventos: divulgação de workshops, feiras e webinars. No ícone também será possível fazer o registro de participação nas ações.

Comunicados: estará disponível manuais, tutorias lembretes e diversas informações

Simulação de Entrevista: recurso no qual o usuário poderá praticar suas respostas para perguntas, gravar vídeos respondendo às questões, além de simular uma entrevista real.

Programa de Mentoria: interação com mentores (profissionais de empresa, e docentes).

Pesquisas: pesquisas sobre interesses, objetivos profissionais, de satisfação e outras.

A plataforma também disponibiliza ao empregador diversas funcionalidades que otimizam o processo de recrutamento e seleção, entre elas, informações atualizadas, banco de currículos, parceria, biblioteca de conteúdos, publicação de oportunidades e programas de mentoria.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 70 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Atualmente, a universidade possui 440 polos e está presente em 382 municípios do Estado, 59% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população paulista.