Material produzido pela universidade está disponível no site apps.univesp.br; Sistema é o primeiro repositório do Brasil cadastrado no OER World Map, que agrupa iniciativas de todo mundo

29/04/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) lançou nesta segunda-feira (29/04), o repositório para os Recursos Educacionais Abertos (REAs) desenvolvidos pela Equipe Técnica de Desenvolvimento e Produção de Material Didático da instituição. O sistema disponibiliza 60 recursos com material de apoio para as categorias de Graduação: Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Gestão Pública e Licenciaturas em Biologia, Matemática, Química e Pedagogia, de Extensão: Direitos da Pessoa com Deficiência e Gestão Empresarial, e ainda Institucional, Marco Zero. O site pode ser acessado no endereço apps.univesp.br e também está cadastrado como o primeiro repositório brasileiro no OER Word Map, um mapa que reúne REAs de todo mundo.

O repositório possui uma estrutura simples, de fácil navegação, com definições e vídeo explicativo do que são os Recursos Educacionais Abertos e sobre seus processos de criação. “O conteúdo pode ser utilizado como apoio pedagógico para disciplinas de outras universidades e instituições de ensino. A interatividade dos REAs facilita a construção do conhecimento no processo de aprendizagem”, afirma o presidente da Univesp, Rodolfo Jardim de Azevedo.

A home do site exibe os REAs mais recentes produzidos pela universidade e os em destaque. “Um item relevante na página é o espaço Fique Sabendo dos Novos REAs. Nele, qualquer aluno ou interessado nos recursos pode cadastrar seu e-mail e receber atualizações dos materiais elaborados pela Univesp. Além disso, todos os códigos são abertos para edição e adaptação de acordo com a realidade do contexto onde será inserido”, explica o coordenador da equipe técnica de Desenvolvimento e Produção de Material Didático da Univesp, Édison Trombeta.

O site proporciona ainda um catálogo de REAs separados por disciplinas, o que facilita a busca dos estudantes. “Os recursos são complementos às videoaulas e textos, é uma experiência diferente, mais lúdica e visual, aprovada pelos alunos da universidade. A ideia é levar leveza aos conteúdos, com animações, gráficos, quizzes e diversificadas ilustrações”, afirmou a designer de arte finalista da instituição, Bruna Garabito.

Repositório da Univesp no OER World Map

Para visualizar o repositório da Univesp, acesse: https://oerworldmap.org/resource/ . Você encontra na barra, à esquerda da tela inicial, ou navegando pelo mapa - em São Paulo, ou, ainda, acessando por Busca > Serviço > Repository.