Programa leva secretários e gestores a município para atendimento ao público em diversas áreas, como saúde, emprego, educação, turismo e desenvolvimento

27/10/23


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participa nos dias 27 e 28 de outubro do programa Gabinete 3D, em São Sebastião, no Litoral Norte. A iniciativa desenvolvida pelo Governo de SP, acontece no Complexo Turístico da Rua da Praia e coloca o Estado mais perto das comunidades, com a disponibilização de diversos serviços públicos. Na região, a Univesp conta com 894 alunos, distribuídos em cinco polos, localizados nos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Na ocasião, serão apresentadas informações sobre os cursos disponíveis e iniciativas da instituição. 

Lançado pelo governador Tarcísio, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista. 

Além de concentrar os serviços públicos e facilitar o atendimento de órgãos do Governo de São Paulo em um único espaço, o Gabinete 3D também coloca secretários e gestores estaduais em contato direto com autoridades municipais. O Estado já viabilizou R$ 1 bilhão para a recuperação do Litoral Norte após os desastres provocados por chuvas extremas em fevereiro. 

A proposta facilita a elaboração de políticas públicas conjuntas de acordo com as realidades regionais, com medidas direcionadas para os principais problemas e ações que potencializam as vocações dos municípios. A infraestrutura do evento para os órgãos estaduais ficará a cargo da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo. A tenda de serviços funciona nesta sexta e sábado e outras ações das pastas ocorrerão até o próximo dia 31 de outubro. 

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, a participação em eventos regionais é essencial para a apresentação das propostas, vestibular e cursos da instituição. “Por meio da educação a distância, oferecemos ensino gratuito superior e de qualidade para todas as regiões do Estado de São Paulo. Atualmente, estamos em 424 polos, distribuídos por 370 municípios. São mais de 72 mil alunos atendidos. Divulgar as iniciativas da Univesp para as comunidades vem ao encontro da nova proposta de Governo, levar oportunidade a quem mais precisa”, destaca. 

Educação

Na área educacional, o Gabinete 3D recebe estudantes interessados em ingressar nos cursos do Centro Paula Souza, nas Etecs e Fatecs no litoral, além da oferta de ensino superior da Univesp. 

Já a Secretaria de Estado da Educação apresenta a exposição da maquete da escola estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, que foi afetada pelas chuvas do início de 2023 e está sendo reconstruída. O investimento do Governo de São Paulo é de R$ 12 milhões, e a unidade deverá ser entregue em dezembro. 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.