Sessão solene na Secretaria Estadual da Educação marcou o aniversário do órgão que, desde 1963, regula o sistema educacional público e privado do Estado de São Paulo

16/08/23

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE), realiza ao longo de 2023, sessões solenes em outras instituições como parte das comemorações dos 60 anos do órgão. Nesta quarta-feira (16/08), a celebração aconteceu no Teatro Fernando de Azevedo, na sede da Secretaria de Estado da Educação, na capital paulista. A cerimônia contou com as falas do secretário de Estado da Educação, Renato Feder, do presidente do CEE, Roque Theophilo Júnior, do presidente da Comissão Especial em Comemoração aos 60 anos do Conselho, professor Hubert Alquéres e do presidente da Undime, Alessio Costa Lima. Também estiveram presentes ex-conselheiros e representantes da Univesp, entre eles, o presidente, professor Marcos Borges, a diretora acadêmica, professora Simone Telles e outros colaboradores.

Órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado paulista, o Conselho Estadual de Educação estabelece regras para todas as escolas de todas as redes – estaduais, municipais e particulares – de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e profissional, seja presencial ou a distância. Também cabe ao conselho orientar as instituições de ensino superior públicas paulistas, bem como credenciar seus cursos.
A programação da solenidade apresentou uma sessão técnica, com as conselheiras do CEE, Ghisleine Trigo Silveira e Ana Teresa Gavião, e com o responsável pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria de Estado da Educação, Renato Dias.

O evento contou ainda com a palestra da pedagogista da equipe de Coordenação Pedagógica da Istituizione Scuole e Nidi d’Infanzia del Comune di Reggio Emilia, Elena Maccaferri. A profissional ministrou o tema “Educação Infantil: a importância da documentação pedagógica para a prática de qualidade”, com comentários do Secretário de Educação do Município de São Paulo, Fernando Padula, e da Secretária de Educação do Município de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques.