Encontro aconteceu nas dependências da Univesp TV, na Fundação Padre Anchieta

07/08/25


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (07/08), evento de integração com 18 docentes, dos quais 17 ingressaram por meio do último concurso público, 39 supervisores e profissionais da equipe técnica e de apoio da Diretoria Acadêmica da instituição. O encontro visou apresentar a metodologia pedagógica da universidade, com atividades práticas, processos de produção de conteúdo e recursos utilizados no ensino a distância.

Para receber os profissionais, estiveram presentes o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o diretor acadêmico, professor Romero Tori, o diretor administrativo, Robson Giordano da Silva e outros colaboradores da universidade. Após a recepção, os participantes foram separados em grupos para discutirem oito temas relacionados à atuação docente no ensino a distância: Pesquisa, Acessibilidade, Produção de material didático, Mediação pedagógica, Sistemas (UnivespPlay, Atendimento, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Portal do Aluno), Polos, Estágio, Projeto Integrador e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como resultado da experiência, foram produzidos materiais audiovisuais dos grupos, que serão editados e publicados no Ambiente Virtual do Aluno (AVA). Agradecemos a contribuição e desejamos boas-vindas aos novos professores e supervisores.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 90 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2025, a universidade possui 441 polos e está presente em 382 municípios do Estado, representando 59% do território paulista.