Formandos dos cursos de Biologia, Física, Matemática e Química ingressaram em 2014, no primeiro vestibular da universidade

29/10/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realizou nesta terça-feira, (23/10), a primeira solenidade de Colação de Grau dos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química. Os 128 formandos, de 28 polos do Estado, concluíram as atividades no primeiro semestre de 2018. Ainda este ano, a instituição informará as datas das próximas colações. O evento teve as participações de representantes da Univesp, entre eles, a presidente Fernanda Gouveia, a diretora Cleide Nébias, o chefe de gabinete, Kléber Dias, a coordenadora das Licenciaturas, Mônica Garbin, o conselheiro e representante da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), Dr. Eduardo Moacyr Krieguer, professores e outros profissionais da instituição, além de familiares dos licenciados.

A cerimônia contou com mensagem virtual do professor Claudio Possani, escolhido como paraninfo e palavras da professora Susana Ursi, homenageada pelos alunos. A docente Simone Telles, também homenageada, compôs mesa e representou o Centro Paula Souza. Em seu discurso, a licenciada do curso de Biologia, Carla Martins Silva, escolhida como oradora, agradeceu a todos os presentes e ressaltou o significado de se formar na primeira turma da Univesp. “Foram quatro anos de dedicação, cada formando, traz consigo um sentimento único, sonhos e objetivos. Amizades que levaremos em nossos corações para sempre, pois foram anos de companheirismo, risadas, choros dificuldades, grupos de Whatsapp, mas ao final de todo esse processo estamos aqui, vencedores. Somos os primeiros formandos da Univesp, somos especiais e sei que marcamos o início de algo novo na educação pública”, disse.

De acordo com Fernanda Gouveia, a solenidade foi um grande marco para a universidade. “A partir desta data, daremos início às colações das primeiras turmas. Após a consolidação do vestibular em 2014, aproximadamente mil alunos deram continuidade às licenciaturas. Os 128 são os primeiros de um universo de 910 estudantes, que deverão colar grau em até dois anos, prazo final para as entregas de atividades e relatórios de estágio. Estou muito grata e feliz por participar dessa formação de professores, elementos fundamentais para a transformação da vida de pessoas. Parabéns”, concluiu.

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem e possui o apoio de polos presenciais, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os licenciados em Biologia, Física e Química recebem sólidas instruções técnicas, práticas e metodológicas, fundamentadas nos conhecimentos específicos das áreas, no entendimento pedagógico e na vivência de experiências relativas ao ensino, qualidades imprescindíveis a um educador. A licenciatura em Matemática forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental,no ensino médio e nos cursos técnicos, além de produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades.