Solenidade transmitida on-line reuniu concluintes de 77 polos de todo Estado

27/09/23

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quarta-feira (27/09), a colação de grau on-line de turmas de Licenciaturas em Letras. Para a solenidade virtual, foram convocados 134 estudantes, de 77 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação do jornalista Everton Lucas e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da Univesp, professor Marcos Borges. Na sequência, houve o juramento feito pela graduanda Simone de Toledo Lamas, que também deixou sua mensagem . “O momento de hoje é repleto de gratidão a Deus, familiares, professores, colegas, grupos e a Univesp, que leva educação de qualidade para dentro das nossas casas. Desejo que a universidade chegue a todas as cidades. Força a todos e que sempre aprendamos mais”, disse.

Para receber as homenagens dos concluintes, foi escolhida a professora Taitiâny kárita Bonzanini. “É uma honra receber essa homenagem. O professor é peça fundamental na sociedade. A partir de agora, somos colegas de trabalho. Que vocês possam exercer a profissão com muita maestria. Parabéns e sucesso a todos”, falou.

A diretora acadêmica, professora Simone Telles, também proferiu palavras de motivação. “Hoje é uma emoção fazer parte da solenidade. Em 1993, eu recebia com muita felicidade o meu diploma de Letras. Saibam que é uma carreira belíssima. Nosso papel vai além da sala de aula. Trabalhem com carinho e observem as pessoas. Nunca parem de estudar. Vocês têm o poder da transformação social. Meu orgulho e gratidão. Um grande beijo”, ressaltou.

Antes do encerramento oficial, o presidente falou aos formados. “Eu sempre digo em meus discursos que nenhum país se desenvolve sem uma boa educação. E a base de tudo é a Língua. Os novos professores de Letras vão nos ajudar a melhorar o ensino em nosso Brasil. Dos jovens que se formam no Ensino Médio, na idade correta, apenas 24% têm a capacidade linguística esperada. Precisamos trabalhar de forma adequada para revertermos esse quadro. A capacidade de compreender o próximo vai nos preparar para um mundo melhor. Ensinem as nossas crianças e jovens a terem diálogos respeitosos. Parabéns e conto com vocês para a transformação da nossa educação. Feliz por estar aqui, e como lembrado pela Simone, professora formada hoje, a nossa meta é levar a Univesp para todos municípios”, concluiu.

No encerramento do evento, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciatura em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa

O curso de Letras é gratuito, com duração de quatro anos e desenvolvida na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas e forma professores capazes de atuar no campo da Educação Básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, comprometidos com a busca de respostas aos desafios existentes nas escolas. O profissional de letras deve ser capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito.