Cerimônia on-line reuniu formandos dos cursos de Licenciaturas e bacharelados em Engenharias e Tecnologia da Informação

22/06/23

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (22/06), a colação de grau on-line de turmas de Licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, Engenharias de Produção e de Computação, e dos concluintes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). Para a solenidade virtual, foram convocados 876 estudantes, de 264 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação do jornalista Everton Lucas e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da Univesp, professor Marcos Borges. Na sequência, houve os juramentos dos cursos de Engenharias e BTI, feito pela graduanda Shirley Oliveira Mendes Brito, e de Licenciaturas, por Michelle Aparecida Bianchi Barbosa.

Para receber as homenagens dos concluintes das Licenciaturas, foi escolhido o professor Marcos Garcia Neira. “Recebi com muita alegria a notícia que seria homenageado. Quero deixar a mensagem que ser professor no século XXI é assumir um compromisso com o coletivo, é trabalhar bastante para que toda a nossa sociedade tenho o direito e o privilégio de se formar em uma universidade pública. Desejo uma carreira de sucesso a todos”, disse.

O professor Cláudio Possani foi o indicado pelas turmas de Engenharias e BTI. “É uma honra estar aqui hoje. Penso nas mudanças que fizeram quando entraram na Univesp. Com esse diploma conquistado hoje, tenho certeza que farão mudanças ainda maiores em suas vidas e no país para que ele seja melhor, mais justo, desenvolvido e que nos dê mais orgulho.”, falou emocionado.

A diretora Acadêmica, professora Simone Telles, também proferiu palavras de motivação. “Eu tenho muito orgulho da jornada de vocês e de fazer parte dessa caminhada. Alguns alunos eu conheço pessoalmente e conversamos sobre a importância de persistir. Cabe a nós vencermos os obstáculos e nos desafiarmos a cada dia. Desejo muita sorte e sucesso. Um grande beijo e parabéns”.

Antes do encerramento oficial, o presidente deixou uma mensagem aos concluintes. “Eu agradeço a oportunidade que a vida me deu. Há quatro meses, não imaginava que estaria aqui. Hoje, estou colando grau de profissionais que farão a diferença. Sou engenheiro, mas meu foco está voltado para as Licenciaturas e Pedagogia. A educação no Brasil precisa melhorar. Temos que fazer a nossa parte. Façam a melhor aula possível, sorriam para os seus alunos, sejam acolhedores. Aos engenheiros, digo que nosso país precisa de vocês para o desenvolvimento. Os profissionais de TI terão grandes chances no mercado de trabalho, são mais de 100 mil vagas à disposição. As empresas precisam de vocês. Estou muito orgulhoso e gostaria de agradecer toda a equipe da Univesp. Contem com o nosso apoio”, afirmou.

Antes de encerrar a colação, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp são gratuitos e têm duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI)

Com duração de três anos, o curso prepara o estudante para o desenvolvimento de soluções que envolvem software, web, nuvem e mobile. Os alunos aprofundam conhecimento em banco de dados, programação e engenharia de software que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações, além de noção de negócios. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.

Foto: Nadja Kouchi