Evento on-line reuniu mais de mil formandos do Estado de São Paulo; transmissão aconteceu ao vivo pela Univesp TV e canal oficial da instituição no YouTube

16/10/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quarta-feira (16/10), a colação de grau on-line com convocação de 1.241 estudantes de turmas de bacharelado em Tecnologia da Informação, de 269 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, no estúdio da Univesp TV, com apresentação do jornalista Everton Lucas, e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto pela diretora acadêmica, professora Lubienska Jaquiê Ribeiro, em representação ao presidente, professor Marcos Borges. Na sequência, o aluno Augusto Henrique Cerqueira fez a leitura do juramento e proferiu agradecimentos aos colegas, professores, familiares e equipe Univesp.

O professor Claudio Possani foi escolhido para ser homenageado pelos concluintes. “Pelo convite para participar desta cerimônia, me sinto realizado, o meu sonho de professor se completa graças a vocês. E eu sei que o sonho de todos têm hoje um momento muito importante, mas não acaba aqui, vai permanecer porque ainda tem muito para acontecer e agregar nos próximos anos”, disse.

Após a outorga de grau, a diretora acadêmica deixou o seu recado. “É uma honra e uma alegria para a Univesp participar do processo de formação de profissionais como os que hoje concluem o seu curso. Sinto uma imensa alegria em vê-los preparados para alçar voos mais altos. Aceitem o desafio de utilizar sua capacidade e conhecimento na transformação deste nosso país em um ainda melhor. Sejam felizes”.

A solenidade contou ainda com a participação de Fernanda Lugão, que representou todos os colaboradores da instituição, que auxiliam os discentes durante a trajetória educacional. Ao final da transmissão, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios formados, com seus colegas de turma e familiares.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).  A Univesp tem mais de 80 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 375 municípios do Estado, 57% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista.