Cerimônia on-line reuniu formandos dos cursos de Licenciaturas, Engenharias e as primeiras turmas de Bacharel em Tecnologia da Informação

16/02/23

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (16/02), a colação de grau on-line de turmas de Licenciaturas em Biologia, Matemática e Pedagogia, Engenharias de Produção e de Computação, e a primeira para concluintes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). Para a solenidade virtual, foram convocados 1.974 estudantes, de 324 polos, de todas as regiões do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação do jornalista Everton Lucas e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pela diretora acadêmica e presidente interina, Simone Telles. Logo após, o juramento dos cursos de Engenharias e BTI foi feito pelo graduando Jhonatan Cruz, e de Licenciaturas, por Maria Neuza Ferreira.

Para receber as homenagens dos concluintes das Licenciaturas, foi escolhida a professora Silvia Colello. "Participar deste evento é uma grande emoção, principalmente por compartilharmos o significado da formatura. Vale a pena celebrar o sonho de uma graduação e a coragem de persegui-lo. É com imenso orgulho que vejo meus alunos de ontem tornarem-se hoje, meu colegas de profissão”, disse.

O professor Anibal Tavares de Azevedo foi o escolhido pelas turmas de Engenharias e BTI, e contando casos particulares, incentivou os formandos a buscarem novos desafios. “Neste dia de vitória, parabenizo todos vocês e seus familiares. Espero que a cada dia em que acordarem, agradeçam o que já têm e conquistem novas vitórias”, afirmou o docente.

Simone Telles também proferiu palavras de motivação. “Vocês podem e devem fazer a diferença na vida das pessoas. Além do conhecimento, busquem humanizar a profissão, com compreensão e abertura de novos caminhos”. A professora ainda parabenizou os familiares dos graduandos pelo apoio durante os cursos.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp são gratuitos e têm duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Bacharel em Tecnologia da Informação (BTI)

Com duração de três anos, o curso prepara o estudante para o desenvolvimento de soluções que envolvem software, web, nuvem e mobile. Os alunos aprofundam conhecimento em banco de dados, programação e engenharia de software que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações, além de noção de negócios. O curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.

Foto: Nadja Kouchi