Cerimônia reuniu concluintes em Licenciaturas, Bacharelados e curso de Tecnologia; encontro aconteceu na capital paulista
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quarta-feira (25/09), a II Solenidade de Formatura do ano de estudantes dos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Tecnologia em Processos Gerenciais, de polos de todas as regiões do Estado, que colaram grau até agosto de 2025.
O evento realizado no Espaço Unimed, na zona oeste da capital paulista, reuniu mais de 400 formandos, representando mais de 4 mil univespianos. A cerimônia transmitida ao vivo pela Univesp TV e YouTube, com tradução em Libras, e participação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, foi conduzida pela jornalista Karla Maria, com a presença da produtora Arony Rodrigues na captação de depoimentos emocionantes de familiares e formandos da plateia.
Em representação ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, professor Vahan Agopyan, o coordenador de Ensino Superior da pasta, Marcos Martins, subiu ao palco e deixou sua mensagem de incentivo aos concluintes. Após a composição da mesa com autoridades da universidade e o superintendente do Centro Paula Souza, professor Clovis Dias, o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, abriu a cerimônia. Ao apresentar números da universidade e perfil de alunos, Karla Maria fez uma dinâmica já tradicional no evento com os familiares e concluintes, que revela a importância de uma graduação: a maioria dos formandos é responsável pela renda da família.
Juramentos e Homenagens
Os juramentos dos cursos foram realizados pelos formandos Cleide Alves da Silva, das Engenharias, Sulamita Pereira dos Santos, das Licenciaturas, e Marcos Cassiano Saraiva, dos Bacharelados. Já para receber as homenagens dos formandos, foram escolhidos os discentes Ronaldo Correia, das Engenharias, Silvia Colello, das Licenciaturas e Maria da Graça Pimentel, de Bacharelados.
O diretor acadêmico da instituição, Romero Tori, também falou aos concluintes: “Já participei de muitas mesas de formatura, mas essa é muito especial para mim. Não só porque é minha primeira como diretor acadêmico da Univesp, mas também por sua representação. É uma formatura de materialização de sonhos e do nosso corpo discente, e nós, ao vê-los aqui, com essa alegria e energia, nos renovamos e vemos que todo o trabalho realizado vale a pena. Temos muito orgulho dos nossos alunos. Parabéns”, disse.
Em sua fala de encerramento, o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, ressaltou a inclusão proporcionada pela universidade. “Temos estudantes com deficiência, neurodivergentes, de diferentes níveis sociais e geográficos. Tenho muito orgulho em ter polo em cidades com menos de mil habitantes. Chegamos onde outras universidades não conseguem alcançar e oferecemos oportunidade a todos. Borges parabenizou os novos profissionais e falou sobre as próximas ações da Univesp. “Daqui a um mês temos um Congresso de dois dias, com trabalhos dos nossos discentes e orientadores de polos, lançaremos, em breve, um programa de iniciação científica e estudamos novos cursos para o ano que vem, além de pós-graduação. Queremos a Univesp cada dia mais forte”, concluiu.
Inspirações
A força da universidade pode ser comprovada com a conclusão do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, de Marcia Maria de Oliveira, 55 anos, polo São Paulo- UniCEU Azul da Cor do Mar. Em sua segunda graduação, primeira a distância, e com bagagem de duas pós-graduações, Marcia contou sobre sua experiência com a metodologia EaD. “Estudava nos meus horários de almoço. Tive um ótimo aprendizado, com conteúdo rico e informativo. A ferramenta é grandiosa, fiquei surpresa com a estrutura, indiquei a amigos, que já estão estudando para o vestibular do próximo ano. Conhecimento nunca é demais, pretendo agora fazer Engenharia na Univesp”.
O concluinte Bruno Santana de Sá, de 34 anos, curso de Tecnologia da Informação, polo Guarulhos, também viu na Univesp a oportunidade de elevar seu nível profissional. Conheceu a instituição por meio de um amigo que cursava Engenharia de Computação e garantiu sua terceira graduação. “Tive a praticidade de poder estudar em casa, gerir melhor meu tempo e acompanhar as aulas e atividades de maneira eficaz. Hoje atuo na área de Engenharia de Software e quero me especializar em Infraestrutura”.
Já a formanda em Pedagogia Gisele de Jesus, de 38 anos, polo Itanhaém, identificou na Univesp a chance de cursar a primeira graduação. “Conheci a universidade pelas redes sociais, já trabalho na área da Educação e quis ter a formação de um ensino superior. Achei as disciplinas e videoaulas bem interessantes, esclarecedoras. Como trabalho de segunda a sexta, estudava aos finais de semana, enquanto meus filhos dormiam. Agora quero prestar concurso público para professora.”
Foto: Nadja Kouchi
Mais de Notícias
-
Univesp realiza II Solenidade de Formatura de 2025
-
Inep divulga resultado do Censo Superior 2024
-
Univesp, CPS, FITO e Unesp organizam Hackathon para a criação de jogos digitais voltados à gestão emergencial de desastres
-
Alunos da Univesp são destaque em hackathons
-
Univesp e Instituto ELDORADO promovem live sobre Inteligência Artificial