Encontro reuniu representantes e orientadores de polos de mais de 300 municípios do Estado de São Paulo

16/08/23

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realizou nesta quarta-feira (16/08), o IV Workshop da Equipe de Polos. O evento promovido no Memorial da América Latina, na capital paulista, reuniu orientadores e secretários de polos, mediadores municipais, gestores municipais de diversas cidades do Estado para discutir as principais ações pedagógicas da instituição, desafios, metas e futuras iniciativas, por meio de palestras e mesas temáticas. O encontro também contou com a participação do alpinista Rodrigo Ranieri, de colaboradores da instituição e de autoridades, entre elas, o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o prefeito de Penápolis, Caique Rossi e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), professor Vahan Agopyan.

Após o café de boas-vindas, a abertura do evento foi realizada pela chefe de gabinete da Univesp, professora Lubienska Jaquiê Ribeiro que, na ocasião, fez uma breve apresentação e ressaltou a importância dos polos. “A parceria com os polos é fundamental para a universalização da educação superior a distância de qualidade. Juntos, levamos oportunidades aos mais diferentes públicos”, disse.

No decorrer do encontro, aconteceram diversas apresentações das áreas administrativa e pedagógica da instituição, com temas relacionados às rotinas acadêmicas, provas, avaliações, projetos integradores, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) material didático, acessibilidade e outros.

No período da tarde, o engenheiro de computação pela Unicamp e alpinista Rodrigo Ranieri, o primeiro brasileiro a escalar três vezes com sucesso, o Monte Everest, montanha mais alta do planeta, com 8.848m de altitude, fez uma palestra motivacional onde abordou carreira, conquistas e sonhos. “Tudo na nossa vida começa na educação. Por meio de um ensino de qualidade, conseguimos ter oportunidades. Eu sou engenheiro e fui atrás da minha paixão, que é escalar, viver em contato com a natureza. Se trabalharmos com propósito, tudo fica mais fácil. Na Univesp, vocês precisam gostar de cultura, pessoas e educação e saber que estão contribuindo para a conquista dos sonhos dos estudantes. Temos que usar toda a nossa experiência e incentivar o aluno a alcançar os seus projetos de vida e chegar no cume”, disse.

Na sequência, a diretora acadêmica, professora Simone Telles, falou aos participantes. “Estou muito feliz de estar nesse evento e hoje, tenho a certeza que a Univesp está muito bem representada por todos que fazem parte dos polos nos mais de 370 municípios do Estado”, completou.

O presidente da Univesp fez um bate-papo com o público, onde falou sobre a instituição e a agradeceu todos os presentes. “A universidade é muito nova, mas já formou mais de 10 mil profissionais e pretendemos graduar ainda mais. Nosso maior orgulho é a inclusão proporcionada pela instituição, temos 424 polos em 370 municípios. Possuímos excelentes conteudistas e colaboradores que fazem a diferença. Queremos continuar como referência em educação a distância no Brasil. Sempre buscamos medidas que otimizam nossos processos e sistemas para oferecer o máximo aos estudantes e a população paulista. Ano que vem, faremos parte do Provão Paulista e ofertaremos 2.600 vagas para jovens de escolas públicas. Precisamos muito do apoio dos polos, vocês são responsáveis pelo acolhimento e olho no olho. Muito obrigado pelo trabalho de todos. Contem sempre conosco”, ressaltou.

O evento foi encerrado pelo secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, professor Vahan Agopyan. “Minha presença aqui demonstra a importância que a Univesp tem para o Governo do Estado de São Paulo. A universidade é um marco para a política educacional. No nosso país, educação a distância é a única maneira da democratização do ensino. A Univesp é a referência de educação a distância no Brasil. Parabéns, há 11 anos vocês transformam uma ideia em sucesso. Muito obrigado”, reforçou.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.