Evento on-line contou com licenciados em Biologia, Matemática, Engenharias de Computação e Produção, e representantes da universidade

29/06/21

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta terça-feira (29/06) a colação de grau on-line de 37 estudantes dos cursos de Biologia, Matemática, Engenharias de Computação e Produção, de polos do interior, litoral e da capital paulista. O evento, virtual devido à pandemia, foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação da mestre de cerimônia Chris Maksoud, e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O presidente da instituição, professor Rodolfo Azevedo, abriu oficialmente a solenidade. Logo após, foi exibido um vídeo da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, parabenizando os concluintes. “O fato de vocês estarem se formando na Univesp é motivo para terem muito orgulho. Vocês tiveram a oportunidade de ter acesso a uma educação gratuita e de qualidade, honrem isso e sejam responsáveis pelo futuro de vocês, brilhem e inspirem pessoas”, ressaltou.

O juramento dos cursos de Engenharias foi feito pelo graduando de Engenharia de Computação, Igor Savitsky, do polo de Araras. Já o das Licenciaturas, foi pronunciado pelo formando em Matemática, Wagner Tadeu, do polo de Indaiatuba.

O professor de Matemática da Univesp, Claudio Possani, foi novamente escolhido para receber a homenagem das turmas. “Agradeço o carinho, é um honra representar a todos. Vocês devem estar muito felizes por essa conquista. A Univesp tem muita qualidade, sintam-se orgulhosos. O ensino a distância é uma tendência e esse prestígio vai junto com o diploma”, disse o docente.

A diretora acadêmica, Simone Telles, também participou da cerimônia e deixou seu recado. “Ao grupo de Licenciaturas, digo que você, agora professor, é responsável por dar vida ao sonho de alguém. Olhe para seu aluno. O conteúdo faz parte, mas o seu olhar atento a ele, como pessoa, é o que torna essa profissão tão brilhante. Os engenheiros também vão transformar vidas, mas por meio da tecnologia e inovação. Parabenizo os novos profissionais e seus familiares pelo apoio nessa árdua caminhada”, afirmou.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares. O presidente Rodolfo Azevedo pediu, ao vivo, que os formandos chamassem seus parentes para frente das câmeras, proporcionando um instante de interação e agradecimento. “Esse é o momento de trazermos uma saudação especial a todos vocês. Não posso deixar de agradecer quem está aqui por trás das câmeras, de máscaras, toda a equipe da Univesp TV e da nossa universidade, que trabalharam para que fosse possível essa colação de grau. Parabéns a todos", falou o presidente que, em seguida, fez a outorga de grau e encerramento da cerimônia.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp possuem duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.