Cerimônia reuniu concluintes em Licenciaturas e Bacharelados; encontro aconteceu no Memorial da América Latina

14/03/24


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quarta-feira (13/03), a Solenidade de Formatura de estudantes dos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Tecnologia da Informação, de polos de todas as regiões do Estado, que colaram grau em 2023 até fevereiro deste ano. O evento realizado no Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, capital paulista, reuniu cerca de 700 formandos, representando mais de sete mil univespianos. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Univesp TV e YouTube, com tradução em Libras, e conduzida pelo jornalista Everton Lucas.  

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, esteve presente no evento e falou aos formandos. “Hoje, comemoramos vitórias. Vocês conseguiram superar os desafios e exigências de um curso superior de qualidade. Agora são profissionais habilitados, chegaram até aqui por merecimento e isso deve ser glorificado. Desejo muito sucesso, vocês farão a diferença em nosso país. Parabéns!". 

Após a execução do Hino Nacional, a festividade foi aberta pelo presidente da instituição, professor Marcos Borges, e teve os juramentos dos cursos realizados pelas formandas Thaísa Cristina Abrahim, dos Bacharelados, e Melissa Roseane de Toledo, das Licenciaturas.  

Para ser homenageada nesse Eixo, foi escolhida a professora Taitiâny Kárita Bonzanini. "Em um país como o nosso, receber um diploma de curso superior é muita responsabilidade. Poucos chegam até aqui, mas a Univesp tem trabalhado para mudar essa realidade. Desejo que vocês, agora como colegas de profissão, formem outras pessoas, promovam mudanças e marcas positivas. Que vocês sejam profissionais muito felizes", disse.  

Já pelas turmas de bacharelados, foi nomeado o professor Claudio Possani. “Antes de começar a solenidade, conversei com alguns alunos que vieram me agradecer pelas aulas. Escutar isso tem um valor imenso e inimaginável, mas hoje eu que agradeço e parabenizo. Vocês são verdadeiros heróis e devem ser homenageados. Que honra estar aqui”, afirmou emocionado.  

A diretora acadêmica, professora Simone Telles, deixou sua mensagem aos formandos. “Nunca deixem de sonhar e acreditar no potencial de vocês. Tenho muito orgulho em participar desse momento tão importante, vocês também fazem parte da minha história. Obrigada a cada um por essa jornada e aos familiares pelo apoio. Hoje a noite é de festa, alegria e muito agradecimento”, disse. 

A jornalista Jana Fernandes participou da solenidade e falou sobre as novidades da Univesp para esse ano, como o aplicativo Univesp Play, que reúne aulas e conteúdos da Univesp TV em smartphones, tablets e smarTVs, o programa Quem Sabe, Ganha!, gameshow com a participação de estudantes da nossa universidade, e o Cursinho Univesp, com correções de provas anteriores da Univesp, indicado aos vestibulandos 2024.  

O presidente da Univesp, professor Marcos Borges, encerrou a noite com palavras de incentivo aos concluintes, ressaltou a importância da universidade e agradeceu a todos os participantes. “Nós queremos levar polos da Univesp para todos os municípios de São Paulo. Conto com vocês nessa tarefa. A universidade é inclusiva e leva oportunidade de graduação de qualidade para muitas pessoas. O V do canudo de vocês é o V da Univesp e da vitória, que traduz a excelência de nossos estudantes. Tenho muito orgulho de estar aqui. Parabéns a todos e obrigado pela colaboração”, ressaltou. 

Inspirações  

O curso de Engenharia de Produção é a primeira graduação de Pedro da Cruz Domingo, de 57 anos, polo São Matheus. O novo engenheiro se esforçou para conciliar os estudos com a rotina familiar e do emprego. “Trabalho como técnico em produção em turnos, nos dias de provas e tarefas pedia ao meu supervisor para trocar meus horários. Foi uma jornada difícil, noites em claro, mas gratificante. Ter uma faculdade era meu sonho e de minha família. Agradeço muito a minha esposa por todo o apoio nesse período, ela foi minha base e hoje a conquista é nossa”.  

A Univesp também é a primeira graduação de Analice Dias Garcia, de 62 anos, polo Novo Horizonte. “Sempre desejei cursar uma universidade e precisava de um curso superior para evoluir na escola em que trabalho. Conheci vocês pelas redes sociais e como sempre gostei de exatas, resolvi tentar Matemática. Hoje me formo, certa de que todo o empenho, principalmente em assistir aulas de madrugada, valeu a pena”.  

A formação em Matemática é a segunda graduação de Andrea Noda, de 35 anos, polo Capão Redondo. A metodologia de ensino a distância foi o que atraiu a concluinte. “Tenho formação em Pedagogia, mas fiz presencial. Moro longe, a facilidade e flexibilidade de horários para os estudos me incentivaram a fazer outro curso, Matemática, minha grande paixão. Os professores são muito bons, mesmo a distância nos fizeram sentir próximos. Obrigada, Univesp”.