Evento faz parte do Plano de Retomada Paulista e reuniu 127 formandos, de 68 cidades de todo o Estado, que representaram mais de 2 mil alunos que colaram grau nas últimas semanas

24/02/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (24/02), no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, a Solenidade de Colação de Grau 2022 das Licenciaturas e Engenharias. A cerimônia contou com a presença de 127 formandos dos cursos de Matemática, Pedagogia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção, de 94 polos, localizados em 68 municípios de todas as regiões do Estado. Os estudantes representaram mais de 2 mil alunos, de mais de 350 polos, que colaram grau em cerimônias on-line nos primeiros meses do ano. Nesta semana, foram realizados dois eventos, na terça-feira (22), com a participação de 1.603 formandos de Pedagogia, e na quarta (23), com 347 concluintes de Matemática e Engenharias.

O evento teve a participação de autoridades e foi aberto pelo vice-governador e secretário de Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia. Logo após, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patricia Ellen, falou sobre a expansão da universidade. “A Univesp é a maior instituição virtual da América Latina e vai continuar crescendo, pois temos agora o maior orçamento da história previsto para investir na universidade. Temos a maior plataforma gratuita de ensino a distância do Estado de São Paulo e esse crescimento foi registrado também durante a pandemia, momento em que a população mais precisava de incentivo à educação”, disse.

A secretária  ressaltou ainda a satisfação em formar tantos estudantes em um evento presencial, com o cumprimento de todos os protocolos de segurança, parte do Plano de Retomada Paulista. “Hoje comecei o dia triste vendo parte do mundo em guerra, mas poder estar aqui e ver cada um de vocês, me deu esperança. Vocês vão fazer a diferença e vão dar exemplo com esse diploma. Se chegaram até aqui, o céu é o limite, então voem, voem muito alto!”, exclamou Patricia.

O vice-governador e secretário de Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, também deixou seu recado aos concluintes. “Quero parabenizar a todos em meu nome e do governador João Doria. É notável o quanto a Univesp já contribuiu para o desenvolvimento de São Paulo. Quando vemos uma turma como essa, sendo formada por uma universidade virtual de tanta qualidade, só podemos ficar felizes e acreditarmos no futuro. O Brasil ainda vai dar grandes exemplos de paz, tolerância e prosperidade ao mundo. Hoje, temos aqui um grande número de homens e mulheres, prontos para colaborarem com o progresso do nosso país. Sejam muito felizes e contem sempre com o nosso trabalho”, afirmou.

Para receber as homenagens dos formandos, foram escolhidos a professora doutora Silvia Colello, representando as Licenciaturas, e o professor doutor Claudio Possani, as Engenharias. Os juramentos foram proferidos por Adriana Ramos de Oliveira, de Pedagogia, e Alcântaro Lemes Rodrigues, de Engenharia de Produção.

O presidente da universidade, professor Rodolfo Azevedo, realizou a outorga de grau e desejou sucesso a todos. A diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, também acompanhou o evento. Após a entrega dos certificados de conclusão dos cursos, foi realizada uma homenagem póstuma à aluna Maria Cecília Bonfim, do curso de Pedagogia, polo Urupês, falecida no final do ano passado.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Univesp TV e os melhores momentos serão compilados em um vídeo no canal oficial da universidade no YouTube.

Licenciaturas

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de educação a distância (EaD). O aluno conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem e possui o apoio do polo presencial, onde são realizadas provas e atividades em grupos. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp são gratuitos e possuem duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.