Cerimônia reuniu alunos concluintes em Licenciaturas e Bacharelados; encontro aconteceu no Memorial da América Latina

28/07/23

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quinta-feira (27/07), a Solenidade de Formatura de estudantes dos cursos de Matemática, Pedagogia, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, e Tecnologia da Informação, de polos de todas as regiões do Estado, que colaram grau neste ano. O evento realizado no Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, capital paulista, reuniu mais de cem formandos, representando 2.287 univespianos.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela Univesp TV, com tradução em Libras, e conduzida pelo jornalista, e mestre de cerimônias, Everton Lucas. Após a execução do Hino Nacional, a festividade foi aberta pelo presidente da instituição, professor Marcos Borges. Logo após, o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e membro do Conselho Curador da Univesp, professor Ignacio Poveda, deixou sua mensagem. “Em reconhecimento ao excelente trabalho desempenhado na Univesp, aproveito para enviar um abraço das outras universidades públicas paulistas, USP, Unesp, Unicamp e também Centro Paula Souza. É uma grande alegria estar aqui novamente. Parabéns aos formandos e aos familiares que fazem parte dessa história”, disse.

O presidente Marcos Borges voltou ao púlpito para proferir palavras de incentivo aos novos profissionais. “Para chegar até aqui, sabemos que houve muito desafio e trabalho, mas vocês conseguiram e temos muito orgulho. Essa é uma grande conquista, vocês são formados em uma universidade de primeira linha e estão capacitados para o futuro. Hoje a festa é de vocês, acreditem sempre e sejam muito felizes”, declarou.

O juramento dos bacharelados foi feito pelo aluno Renan Costa Serra, e das licenciaturas, por Aldryn Veridiana de Godoy. A importância dos docentes da universidade na formação dos estudantes foi ressaltada na solenidade, com homenagem das turmas de licenciaturas à professora Silvia Colello, e de bacharelados ao professor Cláudio Posssani.

A diretora acadêmica, professora Simone Telles, também falou aos concluintes. “Agradeço por me permitirem fazer parte da vida de vocês. Tenho certeza do sucesso profissional de cada um. A partir de hoje, entram em um novo momento de vida e quero que sempre lembrem que toda dificuldade que aparecer, virá para ensinar a sermos melhores”, afirmou Telles, que fez questão de agradecer aos familiares presentes o apoio dado ao formandos durante todo a trajetória na Univesp.

O evento de formatura ainda celebrou o aluno Marcos Antônio Gerônimo, que se formou, recentemente, em Engenharia de Produção aos 82 anos, no polo de Ribeirão Preto, e os estudantes que receberam o certificado de honra ao mérito expedido pelo CREA-SP, em reconhecimento aos melhores discentes formados em seus cursos, Carlos Eduardo de Oliveira, Engenheiro de Computação, e Oswaldo Lázaro Mendes, Engenheiro de Produção. A aluna falecida Kelly Christina Marguti, de Pedagogia, do polo UNICEU- Azul da Cor do Mar também foi homenageada.

Histórias

A concluinte em Pedagogia, Silvia Cristine da Silva, do polo Cidade Dutra, celebrou ontem a conquista do segundo diploma aos 62 anos. “Sou formada em Letras, mas sempre quis fazer Pedagogia. Fiquei sabendo da Univesp por uma amiga e me inscrevi para o vestibular no último dia permitido. Tive suporte do meu polo durante o curso, foi uma experiência muito positiva. Ainda vejo algumas pessoas com preconceito em ensino a distância, mas deve ser porque não conhecem a Univesp”.

Claudio Gervásio de Lisboa, de 49 anos, formando em Matemática, polo Parque Bristol, também comemorou sua segunda graduação. “Havia feito Administração de Sistemas de Informação, mas presencialmente. Gostei bastante da dinâmica e metodologia de ensino a distância, o modelo nos motiva a sermos organizados e traçarmos planos de estudos. O material didático é diferenciado, completo e de fácil acesso”.

Railene Menezes Policaro, do curso de Engenharia de Produção, do polo Poá, de 36 anos, completou ontem sua terceira faculdade. “Já sou formada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Esse foi o primeiro curso on-line e me surpreendeu. O fato de eu conseguir determinar minha rotina de estudos foi muito bacana, além de conhecer novas pessoas por meio do polo e Projeto Integrador”. A formanda possui duas filhas pequenas, de 09 e 02 anos. “A mais velha cresceu na Univesp e a segunda nasceu no decorrer do curso, consegui conciliar tudo e hoje comemoro com elas”.