Solenidade on-line reuniu 138 alunos, de 28 polos e 19 municípios do Estado

16/12/21

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou nesta quinta-feira (16/12), a última colação de grau das turmas de Engenharias deste ano. A cerimônia virtual, devido à pandemia, teve a participação de 138 formandos dos cursos de Engenharias de Computação e Produção, de 28 polos, de 19 municípios do Estado. O evento foi conduzido, ao vivo, direto do estúdio da Univesp TV, com a apresentação da mestre de cerimônia Chris Maksoud, e tradução em Libras. A transmissão também ocorreu via YouTube.

O encontro foi aberto oficialmente pelo presidente da universidade, professor Rodolfo de Azevedo. Logo após, o graduando em Engenharia de Produção, Leonardo Daltro, que participou presencialmente do evento, fez juramento dos cursos.

O professor de Matemática, Claudio Possani, foi escolhido para ser homenageado na solenidade e também esteve no estúdio da Univesp TV. “Queria enfatizar o orgulho que vocês devem ter nesse momento, por estarem se formando na Univesp, uma das quatro universidades públicas do Estado de São Paulo. Isso não é pouca coisa, nunca se esqueçam disso. Vocês serão vistos como líderes, como profissionais que têm algo a dizer. Quero ainda ressaltar o esforço de todos vocês, que mesmo com possíveis dificuldades e angústias, não desistiram. Parabéns”, disse o mestre.

A diretora acadêmica, Simone Telles, parabenizou os novos profissionais. “Tenho muito orgulho de fazer parte do time Univesp e de ter participado da formação de vocês. Tenho certeza do potencial de cada um e me questiono qual impacto que podem causar na vida das pessoas. Não tenho dúvidas que será positivo e que terão cargos de alta gestão, projetos ou empresas de sucesso”, afirmou.

Depois da outorga de grau, feita por Rodolfo Azevedo, foi exibido vídeo com a mensagem da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen. “Estou muito feliz em parabenizar todos os formandos desta noite. Vocês viveram o inimaginável e superaram. Não só o momento de uma graduação, mas também a pandemia. Vocês são verdadeiros vencedores. Esse diploma é um grande passo para o futuro, pelos desafios vencidos e pelas portas que se abrem agora. Sigam firmes em suas jornadas e vamos juntos construir o melhor Estado e país”, ressaltou a secretária.

Na sequência, o professor Rodolfo Azevedo fez um balanço sobre as colações de grau realizadas em 2021, virtuais, devido à pandemia. Azevedo destacou as vantagens do formato utilizado, como a possibilidade da presença, ao vivo, de familiares e amigos. “Oferecemos a chance de compartilhar esse momento especial com entes queridos. Inclusive, peço agora, que abram as câmeras e chamem quem está do lado de vocês para dividir essa vitória”, solicitou o presidente da universidade.

Antes de encerrar a solenidade, a produção da Univesp TV exibiu um videoclipe com imagens enviadas pelos próprios licenciados, com seus colegas de turma e familiares.

Engenharias

Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Univesp têm duração de 5 anos. Ambos são habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas.