Com sede no Canadá, organização é responsável por promover o ensino a distância e aprendizagem aberta; parceria busca técnicas para garantir qualidade na aprendizagem

30/04/20

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) também fechou no mês de abril, parceria com a Commonwealth of Learning (COL) para compartilhar conhecimentos e recursos que permitam manter o aprendizado em tempos de Coronavírus – COVID 19. De acordo com a UNESCO, outra parceira da instituição, 90% dos estudantes do mundo não frequentam as aulas presenciais devido à pandemia.

Desde a sua criação em 1987, a COL tem apoiado governos e entidades educacionais da Commonwealth para estabelecer instituições de ensino à distância robustas e desenvolver competências para práticas de aprendizagem on-line de qualidade. Ao longo dos anos, criou muitos recursos, incluindo cursos, resumos de políticas, kits de ferramentas práticas, bem como diretrizes sobre aprendizado, que podem ser utilizadas por formuladores de políticas, professores e pesquisadores em todo o mundo.

Segundo a presidente da COL, professora Asha Kanwar, a contribuição da Univesp é muito importante para algumas nações da comunidade. "Todos os 54 países da Commonwealth são primeiramente anglófonos, com exceção de Moçambique. As metodologias desenvolvidas pela universidade serão fundamentais para auxiliar a atuação da COL no país", explicou.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, no site da COL estão reunidos diversos recursos educacionais abertos que podem ajudar no aprendizado de estudantes de vários países. “Também vamos compartilhar o nosso conhecimento. O mundo se prepara para uma nova forma de aprendizagem, baseada em diversas mídias e tecnologias. Após a pandemia, o ensino híbrido poderá ter um destaque ainda maior nas instituições educacionais, que utilizam o método exclusivamente presencial”, ressalta.

Mais informações: www.col.org/resources/keeping-doors-learning-open-covid-19