Conteúdo será exibido em novo programa da emissora

20/12/23

A Univesp TV entrevistou nesta quarta-feira (20/12), o consultor, professor em gestão de projetos, programas, portfólio, estratégia empresarial e criador do PM Canvas, José Finocchio. O encontro foi mediado pelo presidente da Univesp, professor Marcos Borges, e será apresentado em nova atração do canal, prevista para o início do próximo ano.

Entre os assuntos abordados, Finocchio destacou o processo de criação e aplicações da Metodologia PM Canvas, além da atuação em gerenciamento de projetos. “Essa temática precisa ser abordada em diversas disciplinas. Nós, como professores, temos que ensinar os alunos a construírem o seu próprio projeto de vida”, destacou.

O consultor também falou que os pedagogos precisam saber instruir o desenvolvimento de projetos. “Por meio da metodologia, fazemos uma cognição distribuída. Juntos, o ser humano tem capacidade de criar coisas incríveis e inovadoras”, disse.

Perfil

José Finocchio é autor da Metodologia PM Canvas, disponibilizada gratuitamente para empresas e universidades (licença creative commons), tendo conquistado grande adesão entre as empresas nacionais. É autor de livros e artigos; seu livro PM Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia é um bestseller na área de gestão. Tem se dedicado a criar uma abordagem híbrida de projetos que respeita a robustez dos practices standards do PMI e Prince, e que incorpora avanços da agilidade do Lean, Scrum e Kanban. Finocchio é ativista das mídias sociais e seus grupos de discussões dos temas de gestão na internet já contam com mais de 80 mil profissionais, formando uma das maiores comunidades do mundo nesse tema. É também um defensor do movimento Creative Commons que gera e compartilha conhecimento na web gratuitamente. Atua como professor de gerenciamento de projetos da FGV Management e da FIA, duas importantes escolas de negócios, das quais recebeu prêmios e reconhecimento dos alunos por abordar o tema de maneira prática e criativa. Uma de suas mais famosas criações é o PMDOME, o workshop ganhador do prêmio do Project Management Institute (PMI), nos Estados Unidos. Neste workshop, os participantes experimentam na prática os principais processos de gerenciamento de projetos. Atualmente, é um dos eventos mais concorridos na agenda de gerenciamento de projetos no Brasil. É mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e possui diversas certificações profissionais na área de projetos.