Resultados de pesquisa recém-publicada pelo Grupo Banco Mundial servem de base para o debate
Recém-publicado pelo Grupo Banco Mundial (GBM), o livro Professores Excelentes: Como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e Caribe, escrito por Barbara Bruns, economista-chefe do GBM responsável por pesquisas sobre a educação na região da América Latina e do Caribe, e Javier Luque, especialista sênior para a América Central no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), traz os resultados de uma pesquisa realizada em sete países, incluindo o Brasil.
Para a análise, os pesquisadores estudaram mais de 15 mil salas de aula em 3 mil escolas, no período entre 2009 e 2013. Os resultados obtidos mostram que o nível de educação formal no país segue aumentando nos últimos anos. Em relação ao perfil dos docentes, o Brasil atualmente possui professores em sua maioria do sexo feminino com status socioeconômico relativamente baixo.
Confira aqui outros resultados do estudo.
Estes e outros dados divulgados no livro servem de base para o debate do programa Educação Brasileira, da UNIVESP TV, que trata nesta edição sobre o que é necessário para melhorar a qualidade da educação no país, sob a perspectiva do recrutamento, formação e estímulo aos professores.
As convidadas para comentar o tema são a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Bernardete Gatti, e a diretora da Escola Brasileira de Professores, Guiomar Namo de Mello. A mediação da conversa é feita pela apresentadora Tatiana Bertoni e a jornalista Cássia Godoy.
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos