Ação faz parte das medidas do Governo do Estado de São Paulo para enfrentamento à disseminação do COVID-19 (Coronavírus); anúncio foi feito durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes

16/04/20

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por meio do Canal da Univesp TV, transmitirá parcialmente em sua grade, a partir de 27/04, conteúdos educativos voltados à educação infantil e aos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual Paulista. A iniciativa foi formalizada por Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC), Univesp e Fundação Padre Anchieta (FPA). A parceria foi anunciada nesta quinta-feira (16/04), durante coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes.

A cooperação tem como objeto formalizar a cessão parcial do canal Univesp TV à SEDUC, por intermédio da FPA, para transmissão de conteúdos audiovisuais aos estudantes, em decorrência das medidas de restrições conferidas pelos Decretos Estaduais nºs 64.881/2020 e 64.920/2020, que definem as ações de enfrentamento à disseminação do vírus COVID-19.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, além da ampliação do conteúdo destinado ao Centro de Mídias da SEDUC, do incentivo à leitura, com a entrega de materiais, os alunos também contarão com o apoio da Univesp TV. “Mais de quatro milhões de estudantes serão atingidos com todas as ações, em parcerias com os municípios. Faremos o maior programa de busca ativa para nos prepararmos ao retorno das aulas presenciais. Nosso esforço é manter os alunos em casa, porém o conhecimento deve ser levado às crianças”, ressaltou.

Todo material desenvolvido pela SEDUC será exibido até às 17h e compartilhado com a universidade, que poderá usá-lo em atividades destinadas aos discentes matriculados em seus cursos, principalmente nos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia. De acordo com o presidente da Univesp, Rodolfo Azevedo, a ação é um ganho para a educação paulista. “Ficamos honrados em poder compartilhar o nosso canal com a Secretaria da Educação. No momento dessa pandemia transmitir o conhecimento como um bem público é uma medida assertiva, que contribui para o desenvolvimento educacional das crianças e também em nossos projetos pedagógicos, com a aplicação de metodologias e boas práticas dos docentes da Educação Básica”, concluiu.

A Univesp TV deverá exibir o conteúdo da SEDUC até o retorno presencial das aulas da rede estadual. Diariamente, após as 17h, a grade será voltada exclusivamente à universidade, que já compartilha o conteúdo em seu canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv . A Univesp TV é aberta e pode ser sintonizada nas diversas regiões do Estado.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza. A Univesp conta com mais de 40 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 47% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.