Conheça a trajetória do químico brasileiro vencedor de prêmios importantes
O programa Vida de Cientista, da UNIVESP TV, recebe como convidado o professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. O químico conta sobre a sua trajetória científica e acadêmica desde que se graduou na Universidade de São Paulo, nos anos 1960.
O seu interesse sempre foi conhecer as propriedades das substâncias químicas e como elas se comportam e afetam os diferentes ambientes. E. por isso, o foco principal da pesquisa de Galembeck está na interface entre a física e a química. Em 2005, o cientista desenvolveu um pigmento para tinta a partir de nanopartículas (corpos com dimensão da ordem de 100 nm ou menor).
Galembeck recebeu prêmios importantes como o Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (CNPq/Fundação Conrado Wessel), um dos mais importantes nesta área, em 2007; e o prêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, em 2011. “Estou revendo os ídolos da minha juventude”, diz, pois, segundo o cientista, Álvaro Alberto e Anísio Teixeira foram figuras emblemáticas para sua geração, por terem levantado e portado as bandeiras de desenvolvimento científico e tecnológico e da reforma universitária.
Assista à entrevista:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos