A historiadora conta como foi ingressar na USP nos anos 1950 e a sua relação com o historiador Sérgio Buarque de Holanda

30/04/15

A convidada desta edição do programa Vida de Cientista, da UNIVESP TV, é Suely Queiroz, professora aposentada do Departamento de História da Universidade São Paulo (USP). Ela relata sua trajetória na universidade e fala da sua aproximação com Sérgio Buarque de Holanda, um dos mais importantes historiadores brasileiros.

Queiroz ingressou na USP em 1958, e se tornou aluna e assistente de Holanda. Ela também foi uma das primeiras bolsistas de mestrado em História pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com a historiadora, os cursos de história da USP, na época, tinham objetivos apenas de formar professores; mas, com o incentivo de Holanda, a maneira de ensinar a disciplina na universidade sofreu diversas mudanças. Ele defendia a transformação do historiador em um  profissional de pesquisa e a valorização de métodos originais de estudos, com documentações e fontes primárias.

A pretensão inicial de Queiroz era apenas se graduar, mas sua trajetória tomou rumos diferentes quando conheceu o professor Sérgio Buarque de Holanda, que lhe forneceu o tema da sua primeira pesquisa, A lavoura de cana no período colonial.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a vida de Suely Queiroz: