Bioquímico que dedicou suas pesquisas às áreas de replicação e reparo de DNA, narra sua trajetória em programa da UNIVESP TV

05/11/15


O convidado do programa Vida de Cientista, da UNIVESP TV, é Rogério Meneghini, químico e doutor em bioquímica pela Universidade de São Paulo, com títulos obtidos na década de 1960. Em seus anos de estudo, Meneghini teve sua carreira voltada para pesquisa, divulgação e avaliação científicas, dedicando-se principalmente às áreas de replicação e reparo de DNA.

Nos Estados Unidos, o bioquímico fez pós-doutorado com pesquisa sobre a duplicação do DNA – composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. Ao retornar ao Brasil, em 1974, ele montou um laboratório para estudos em reparo do DNA.

Meneghini também ajudou a criar o SciELO (Scientific Eletronic Library Online), um sistema que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos e pode ser acessado através da internet. A biblioteca é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com a Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


Assista ao programa: