Conheça a trajetória do autor e detalhes da obra O Conde de Monte Cristo

20/12/13

Alexandre Dumas, romancista francês nascido no início do século XIX, é autor de obras mundialmente conhecidas como O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros. De acordo com Maria Lúcia Dias Mendes, professora de Língua e Literatura Francesa da Escola de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a trajetória do autor esteve intimamente relacionada à história da França.

Ainda jovem, Dumas foi para Paris viver de literatura, onde iniciou sua carreira no teatro, fazendo bastante sucesso. Depois começou a escrever para os jornais, onde também foi bastante reconhecido. “Alexandre Dumas é considerado por muitos aquele que primeiro pensou no romance para ser publicado em jornal. O que significa que o romance sempre tinha algum detalhe para segurar o leitor, para que ele comprasse a próxima edição”, diz Mendes. Segundo a pesquisadora, essa dinâmica – que temos até hoje nas novelas – começou com a experiência de Dumas no teatro, que ele adaptou ao romance.

Em entrevista para o programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV, a pesquisadora fala sobre a vida e a obra do autor, com destaque para O Conde de Monte Cristo. “Essa é uma história que ainda nos fala muito próximo hoje, pois como diz Antonio Cândido [crítico literário e pesquisador brasileiro], trata-se de um grande tratado sobre a vingança”, comenta. A obra conta a trajetória de Edmond Dantès, que sofre uma grande injustiça na sua juventude.

Veja o vídeo na íntegra: