Conheça a trajetória do autor e detalhes da obra O Conde de Monte Cristo
Alexandre Dumas, romancista francês nascido no início do século XIX, é autor de obras mundialmente conhecidas como O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros. De acordo com Maria Lúcia Dias Mendes, professora de Língua e Literatura Francesa da Escola de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a trajetória do autor esteve intimamente relacionada à história da França.
Ainda jovem, Dumas foi para Paris viver de literatura, onde iniciou sua carreira no teatro, fazendo bastante sucesso. Depois começou a escrever para os jornais, onde também foi bastante reconhecido. “Alexandre Dumas é considerado por muitos aquele que primeiro pensou no romance para ser publicado em jornal. O que significa que o romance sempre tinha algum detalhe para segurar o leitor, para que ele comprasse a próxima edição”, diz Mendes. Segundo a pesquisadora, essa dinâmica – que temos até hoje nas novelas – começou com a experiência de Dumas no teatro, que ele adaptou ao romance.
Em entrevista para o programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV, a pesquisadora fala sobre a vida e a obra do autor, com destaque para O Conde de Monte Cristo. “Essa é uma história que ainda nos fala muito próximo hoje, pois como diz Antonio Cândido [crítico literário e pesquisador brasileiro], trata-se de um grande tratado sobre a vingança”, comenta. A obra conta a trajetória de Edmond Dantès, que sofre uma grande injustiça na sua juventude.
Veja o vídeo na íntegra:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos