Projeto Integrador de Pedagogia apresentou atividades didáticas para conscientizar crianças de 4 a 5 anos sobre a doença
As alunas de Pedagogia do polo de Lençóis Paulista, Amanda Lopes, Andressa da Silva, Daiany Ferreira, Jaqueline Aguilera, Liciane Mansano e Maria Jussara da Silva, escolheram para o Projeto Integrador do último semestre um tema atual e alarmante: a dengue. A iniciativa, chamada Proposta Didática de conscientização da dengue por meio de brincadeiras e da socialização com crianças de 4 e 5 anos em uma escola de educação infantil, foi aplicada na Creche e Centro Educativo Monteiro Lobato, em Bauru, interior do Estado.
Segundo dados divulgados pela Prefeitura local, o município registra nesse ano a epidemia da doença, fato que despertou nas estudantes o desejo de trabalhar a temática. “Tivemos como metas nesse projeto, conscientizar as crianças sobre a importância das ações integradas entre a sociedade no combate à doença, sensibilizá-las para a necessidade de cuidar do meio ambiente, desenvolver hábitos e atitudes que ajudem a diminuir a proliferação do mosquito transmissor e oferecer aos alunos conhecimento sobre os criadouros”, explicou Daiany Ferreira.
O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto foi a realização de pesquisas bibliográficas e de campo, com a equipe escolar e com envio de questionário para os pais dos alunos, avaliando o conhecimento de cada família sobre a dengue. No estudo, foi verificado que 87% dos entrevistados relataram casos próximos de pessoas infectadas, reflexo do alto índice de ocorrências no município.
Baseado no método de Design Thinking, o grupo decidiu que a melhor forma de trabalhar o tema seria utilizando o lúdico, já que nessa faixa etária os pequenos aprendem e se relacionam por meio de brincadeiras. Para a aplicação, reuniram as crianças em sala de aula e organizaram a contação de histórias do livro Chapeuzinho Vermelho Contra a Dengue, adaptado de uma peça teatral e ilustrado pelas futuras pedagogas. “Percebemos que a atividade desenvolveu nas crianças habilidades sociais e emocionais, além do senso de coletividade e empatia”, afirmou Daiany.
Após escutarem atentos à história, os aprendizes desenharam a parte do conto que mais gostaram, o que estimulou a imaginação e a criatividade. A ação foi encerrada com a colagem dos desenhos na parede da escola e a socialização das crianças, exibindo umas às outras suas artes.
De acordo com a professora da creche, Renata Giancoli, os estudantes absorveram as informações e estão levando o conteúdo educativo para dentro de casa. “Os pais comentam que as crianças pedem para eles limparem o quintal e colocarem as garrafas viradas para baixo para não acumular água. Esse retorno é muito positivo”, disse.
Confira o vídeo do Projeto Integrador.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil