Tema foi escolhido para ser aplicado em Projeto Integrador, nas turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental, da EMEB Antonieta Maria Fonseca

03/01/19

O grupo 2N.1, da turma de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Poá, realizou o Projeto Integrador, do segundo semestre de 2018, com o tema “Bullying no Ambiente Escolar”. A proposta, elaborada pelas alunas Adriana de Oliveira, Ana Paula Alves de Souza, Cintia Aquino Silva, Claudia Lima dos Santos, Ilza Honorato da Silva, Maiara Jesus dos Santos e Miriam dos Santos Lima, com tutoria de Wilma de Camargo, foi direcionada a estudantes do 1° e 2° ano do ensino fundamental, da EMEB Antonieta Maria Fonseca.

A ideia surgiu após questionário aplicado pelo grupo na escola, em que funcionários apontaram brincadeiras inadequadas e desrespeito entre as crianças. “Após diversas reuniões, concluímos que a maneira mais eficaz de alcançar os alunos seria por meio da gravação de um teatro de fantoches, chamado “Diga Não ao Bullying”. Construímos os personagens e uma canção que fala sobre diferenças”, explicou a estudante de Pedagogia, Adriana de Oliveira.

De acordo com Adriana, as crianças se reconheceram na história apresentada e entenderam que estavam erradas em suas atitudes. “Essa experiência nos aproximou do convívio dos alunos, possibilitando a compreensão de um tema tão delicado que está no cotidiano dos estudantes e que passa despercebido como simples brincadeiras”, afirmou.

O grupo ainda confeccionou o painel “Mural Cultural” para ser utilizado com colagens das atividades realizadas sobre o tema. O vídeo com teatro de fantoches está à disposição para ser utilizado em outras escolas: https://www.youtube.com/watch?v=QG1sdDAvlI4