Ação de estudantes de Pedagogia alerta para a preservação do meio ambiente

17/12/19


As alunas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Anhembi, Caroline Lourenço, Cecília Neto, Francielli Almeida, Giselle da Silva, Karina Francisco e Rosana Franco desenvolveram, no segundo semestre de 2019, o Projeto Integrador “Do lixo à sala de aula: práticas pedagógicas para uma educação ambiental”. A iniciativa, aplicada na turma Pré I- B, da EMEI Pica Pau Amarelo, visou despertar nas crianças, com média de quatro anos, a importância da preservação do meio ambiente. 

Como metodologia, o grupo enfatizou a reciclagem, confeccionou brinquedos educativos e construiu uma casa de bonecas sustentável voltada à área de lazer da instituição de ensino. O material de trabalho foi doado pela comunidade escolar. Na montagem da casa, as estudantes utilizaram mais de 200 garrafas plásticas, pintaram as embalagens e aproveitaram as tampinhas para fazer as cortinas. 

De acordo com a orientadora do polo, Áurea Pereira, a ação mostrou que nem tudo que é considerado lixo precisa ser descartado. “Ao considerar que as crianças aprendem brincando, surgiu a proposta da reutilização de materiais recicláveis na confecção de brinquedos pedagógicos. Se começarem desde pequenos a preservar, no futuro provavelmente se tornarão cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel”, afirmou. 

As discentes de Pedagogia ainda apresentaram filmes e histórias sobre o tema e promoveram um passeio com os pequenos no bairro em que está localizada a escola. As crianças vivenciaram o entorno da unidade e puderam observar como a sociedade contribui para a poluição da natureza.