A ferramenta foi a solução encontrada para facilitar o aprendizado e a integração entre professora e estudantes do ensino fundamental II, de escola do município

14/12/18

Os alunos Carlos Augusto Pirão, Hamilton Gonçalves Dias, Marcos de Moraes, Rafael Lucas Franhani, Suzana Carmela Aparecida e Tiago Silva dos Santos, do 4º bimestre de Matemática, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Porto Feliz, apresentaram o Projeto Integrador desse semestre baseados na ferramenta de tecnologia Google Classroom.

O projeto “O uso de Tecnologia no Ensino Fundamental II: propostas didáticas considerando a aprendizagem do conteúdo de Probabilidade e Estatística” é direcionado a estudantes do 9º ano da EMEF Profa. Vilma Fernandes Antônio, e tem como objetivo simplificar a aprendizagem e aproximar os alunos de sua professora de Matemática, Vanessa de Morais Santos.

Formada em Pedagogia, licenciatura em Matemática e pós-graduada em Alfabetização e Letramento PEB-I, a professora relatou ao grupo que a turma do ensino fundamental ficou um semestre inteiro sem professor de Matemática no ano passado, o que prejudica o entendimento da matéria. Além disso, a falta de participação e acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos também não favorece a compreensão do conteúdo aplicado.

“Identificamos nos alunos uma grande dificuldade de concentração e entendimento da matéria. Mesmo que a professora tenha domínio e conhecimento do tema, os estudantes mostram-se dispersos. Pesquisamos sobre o uso de tecnologia na educação e concluímos que essa ferramenta do Google poderia tornar o aprendizado mais atraente”, disse Tiago Silva dos Santos.

De acordo com o aluno, o Google Classroom foi escolhido por ser uma ferramenta gratuita, de fácil acesso e manuseio, e por oferecer diversos recursos interativos. “Esse aplicativo permite que o professor crie uma sala de aula virtual, com toda a matéria acessível, conteúdos extras, vídeos, questionários e chat. Para os alunos será um novo combustível, permitindo uma aprendizagem de forma diferenciada. É uma sensação incrível poder mudar a forma de conhecimento dessas pessoas”, explicou Tiago.

A utilização prática do Google Classroom na turma do ensino fundamental está prevista para o início de março de 2019. Os integrantes do Projeto Integrador disponibilizaram um vídeo explicativo sobre o projeto, no link: https://www.youtube.com/watch?v=7pSPm493iBw&feature=youtu.be