A ferramenta foi a solução encontrada para facilitar o aprendizado e a integração entre professora e estudantes do ensino fundamental II, de escola do município
Os alunos
Carlos Augusto Pirão, Hamilton Gonçalves Dias, Marcos de Moraes, Rafael Lucas Franhani,
Suzana Carmela Aparecida e Tiago Silva dos Santos, do 4º bimestre de Matemática,
da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Porto
Feliz, apresentaram o Projeto Integrador desse semestre baseados na ferramenta
de tecnologia Google Classroom.
O projeto “O uso de Tecnologia no Ensino Fundamental II: propostas didáticas
considerando a aprendizagem do conteúdo de Probabilidade e Estatística” é
direcionado a estudantes do 9º ano da EMEF Profa. Vilma Fernandes Antônio, e
tem como objetivo simplificar a aprendizagem e aproximar os alunos de sua
professora de Matemática, Vanessa de Morais Santos.
Formada em Pedagogia, licenciatura em Matemática e pós-graduada em Alfabetização e Letramento PEB-I, a
professora relatou ao grupo que a turma do ensino fundamental ficou um semestre
inteiro sem professor de Matemática no ano passado, o que prejudica o
entendimento da matéria. Além disso, a falta de participação e acompanhamento
dos pais na vida escolar dos filhos também não favorece a compreensão do
conteúdo aplicado.
“Identificamos
nos alunos uma grande dificuldade de concentração e entendimento da matéria.
Mesmo que a professora tenha domínio e conhecimento do tema, os estudantes mostram-se
dispersos. Pesquisamos sobre o uso de tecnologia na educação e concluímos que
essa ferramenta do Google poderia tornar o aprendizado mais atraente”, disse
Tiago Silva dos Santos.
De acordo com o aluno, o Google Classroom foi escolhido por ser uma ferramenta
gratuita, de fácil acesso e manuseio, e por oferecer diversos recursos
interativos. “Esse aplicativo permite que o professor crie uma sala de aula
virtual, com toda a matéria acessível, conteúdos extras, vídeos, questionários
e chat. Para os alunos será um novo combustível, permitindo uma aprendizagem de
forma diferenciada. É uma sensação incrível poder mudar a forma de conhecimento
dessas pessoas”, explicou Tiago.
A utilização prática do Google Classroom na turma do ensino fundamental está prevista para o início de março de 2019. Os integrantes do Projeto Integrador disponibilizaram um vídeo explicativo sobre o projeto, no link: https://www.youtube.com/watch?v=7pSPm493iBw&feature=youtu.be
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