Projeto Integrador, do polo de Ouroeste, apresenta atividade para estudantes com defasagem escolar pós-pandemia
Alunos de Pedagogia, do polo de Ouroeste, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criaram um jogo interdisciplinar para o Projeto Integrador (PI) que propõe atividade lúdica para aprimoramento de aulas de Português. O grupo composto pelos discentes Geicilaine da Silva, Gleiciani Pedrassi, Kellen Oliveira, Luci Ribeiro e Wilgner da Silva, elaborou o trabalho “Brincando se aprende: piscina silábica”, orientado por Natacha Gomes e direcionado a crianças do segundo ano do ensino fundamental, da EMEF Liaz Terezinha Biliazi Pinhel, localizada no município.
Devido a pandemia de Covid-19, diversos alunos não tiveram a oportunidade de desenvolver plenamente habilidades essenciais, como a leitura e a escrita. O PI foca nessa problemática e busca metodologias para contrapor essa defasagem no processo de aprendizado dos pequenos, durante o período de reclusão social.
Segundo o Relatório Técnico-Científico do PI, as crianças apresentam mais facilidade para aprender quando são propostas atividades recreativas, por despertar curiosidade e desenvolver os sentidos psíquico, motor, emocional e cognitivo.
Para entender as principais dificuldades dos alunos, foram feitas entrevistas com os professores da instituição e observação em campo. A partir dessa identificação, foi proposto o jogo “piscina silábica”, brincadeira educativa que tem como objetivo ajudar as crianças a praticarem a formação de palavras por meio de sílabas.
A partida é realizada em grupo e começa com um representante de cada equipe sorteando uma palavra para ser formada. Uma criança deve então, entrar na piscina de bolinhas, onde estão as sílabas misturadas, e procurar pelas que formem a palavra sorteada. Os outros jogadores, um por vez, também pegam uma sílaba até que o vocábulo seja finalizado. O jogo continua até que todas as palavras sejam constituídas.
O material necessário para jogar é composto apenas por uma piscina inflável, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, aproximadamente 500 bolinhas coloridas com algumas sílabas escritas, uma caixa com palavras anotadas para o sorteio e uma lousa ou caderno para escrever as palavras formadas.
O jogo pode ser adaptado de acordo com as necessidades das crianças e nível de conhecimento em relação às sílabas e à formação de palavras. O jogo pode ser usado tanto para crianças que estão aprendendo as sílabas pela primeira vez, quanto para aquelas que já têm um conhecimento mais avançado. Acesse o vídeo do PI e saiba mais!
Resultados
Os professores envolvidos na aplicação da atividade em sala de aula se mostraram satisfeitos com os resultados da ação, eficiente em auxiliar a interação e a alfabetização dos alunos. O jogo promove ainda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, ajudando as crianças a desenvolver habilidades fundamentais, como a capacidade de cumprir regras e respeitar os colegas.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado
de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida
pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP,
Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil
alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos
vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da
Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação,
Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são
realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas,
bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação
do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está
presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp