Projeto Integrador, do polo de Ouroeste, apresenta atividade para estudantes com defasagem escolar pós-pandemia

09/05/23

Alunos de Pedagogia, do polo de Ouroeste, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criaram um jogo interdisciplinar para o Projeto Integrador (PI) que propõe atividade lúdica para aprimoramento de aulas de Português. O grupo composto pelos discentes Geicilaine da Silva, Gleiciani Pedrassi, Kellen Oliveira, Luci Ribeiro e Wilgner da Silva, elaborou o trabalho “Brincando se aprende: piscina silábica”, orientado por Natacha Gomes e direcionado a crianças do segundo ano do ensino fundamental, da EMEF Liaz Terezinha Biliazi Pinhel, localizada no município.

Devido a pandemia de Covid-19, diversos alunos não tiveram a oportunidade de desenvolver plenamente habilidades essenciais, como a leitura e a escrita. O PI foca nessa problemática e busca metodologias para contrapor essa defasagem no processo de aprendizado dos pequenos, durante o período de reclusão social.

Segundo o Relatório Técnico-Científico do PI, as crianças apresentam mais facilidade para aprender quando são propostas atividades recreativas, por despertar curiosidade e desenvolver os sentidos psíquico, motor, emocional e cognitivo.

Para entender as principais dificuldades dos alunos, foram feitas entrevistas com os professores da instituição e observação em campo. A partir dessa identificação, foi proposto o jogo “piscina silábica”, brincadeira educativa que tem como objetivo ajudar as crianças a praticarem a formação de palavras por meio de sílabas.

A partida é realizada em grupo e começa com um representante de cada equipe sorteando uma palavra para ser formada. Uma criança deve então, entrar na piscina de bolinhas, onde estão as sílabas misturadas, e procurar pelas que formem a palavra sorteada. Os outros jogadores, um por vez, também pegam uma sílaba até que o vocábulo seja finalizado. O jogo continua até que todas as palavras sejam constituídas.

O material necessário para jogar é composto apenas por uma piscina inflável, com cerca de 1,5 metro de diâmetro, aproximadamente 500 bolinhas coloridas com algumas sílabas escritas, uma caixa com palavras anotadas para o sorteio e uma lousa ou caderno para escrever as palavras formadas.

O jogo pode ser adaptado de acordo com as necessidades das crianças e nível de conhecimento em relação às sílabas e à formação de palavras. O jogo pode ser usado tanto para crianças que estão aprendendo as sílabas pela primeira vez, quanto para aquelas que já têm um conhecimento mais avançado. Acesse o vídeo do PI e saiba mais!

Resultados

Os professores envolvidos na aplicação da atividade em sala de aula se mostraram satisfeitos com os resultados da ação, eficiente em auxiliar a interação e a alfabetização dos alunos. O jogo promove ainda o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, ajudando as crianças a desenvolver habilidades fundamentais, como a capacidade de cumprir regras e respeitar os colegas.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.