Projeto Integrador do Polo de Jaguariúna apontou como estudantes do 5º ano do ensino fundamental podem estudar Ciências Humanas em um contexto mais dinâmico e participativo

01/12/20

O Projeto Integrador (PI) “Uso das Metodologias Ativas no Ensino de Geografia e História: possibilidades para a aprendizagem significativa”, desenvolvido pelos estudantes de Pedagogia, do polo de Jaguariúna, Elvis de Almeida, Geruza Harari, Josiane Gonçalves, Karina de Oliveira e Rosane Pereira, teve como objetivo estimular o interesse dos alunos do 5ª ano do ensino fundamental em estudar as disciplinas de Ciências humanas de forma dinâmica, por meio de atividades lúdicas. A iniciativa foi orientada pela tutora Gabriele Martins de Camargo.

Para a realização do trabalho, o grupo realizou entrevistas com discentes, professores e gestores de duas escolas, uma pública e outra privada, situadas no município. Na ocasião, foram sugeridas propostas orientadas por metodologias ativas de aprendizagem, tais como sala de aula invertida, rotação individual e modelo flex. De acordo com os idealizadores, a maneira de ministrar as aulas impacta diretamente no interesse do estudante. É importante que além de dominar as disciplinas de História e Geografia, o educador saiba trabalhar com dinamismo. Com essa premissa, os futuros pedagogos pensaram em como elaborar uma aula mais atraente, que contasse com o protagonismo do aluno.

Metodologia

Devido à pandemia da Covid-19, as visitas in loco para reconhecimento das escolas não foi possível. A interação foi on-line, por meio de mensagens. Para chegar a um possível problema, os organizadores coletaram dados com o intuito de saber como é a relação das crianças do 5º ano com as aulas de História e Geografia. Na etapa foram ouvidos alunos, professores e gestores. A partir das entrevistas, o grupo elaborou um organograma para definir como seria a estratégia adotada.

Para interagir com os jovens, foram criadas atividades lúdicas como caça-palavras, elaboração de HQ, videoaulas, mapas, Power Point, elaboração de linha do tempo, narração de histórias e outras. Segundo os responsáveis pelo PI, as medidas adotadas contribuíram para deixar as disciplinas mais atrativas. O grupo conseguiu que os alunos realizassem as atividades propostas.

Os idealizadores concluíram que os discentes assistidos pelos pais/responsáveis, desempenham as atividades com maior comprometimento e mais facilidade, diferente dos que estudam por conta própria. Elaborar o caça-palavras, o gibi e desenhar o mapa foram ações realizadas sem dificuldades pelos alunos, já criar a linha do tempo, narrar as histórias contadas pelos familiares e relacionar passado e presente, tiveram mais complexidade, porém, foram efetuadas com o apoio dos representantes do PI ,que puderam exercer na prática o papel de docente.