Curso reúne 522 professores e gestores que atuam em escolas públicas brasileiras, premiadas na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2020; em formato de live, evento será transmitido pelo canal Univesp TV, no YouTube

13/08/21


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece na próxima segunda-feira (16/08), às 19h, a Aula Magna - Live “Educação Digital na Formação de Professores e Gestores”, ministrada pela docente da instituição, Dra. Mônica Garbin, e veiculada ao vivo pelo canal oficial da Universidade, no YouTube. A transmissão marca o início da Especialização em Educação Digital, ofertada por meio de parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e contará com as participações da Dra. Celia Haas, coordenadora da pós-graduação da Univesp, e do professor Dr. Eduardo Rodrigues, coordenador do curso.      

A iniciativa é destinada a profissionais selecionados pelo Consed, que atuam em 75 escolas públicas vencedoras da etapa regional do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020, localizadas em 65 municípios, espalhados por todos os estados brasileiros. As unidades escolares foram reconhecidas pelas boas práticas adotadas durante a pandemia da Covid-19.      

Sobre o Curso    

A especialização explora conhecimentos e práticas fundamentais à promoção da educação digital. O curso, destinado a docentes e profissionais que atuam na gestão educacional, possui duração de seis bimestres e oferece duas possibilidades de certificação, ambas com carga horária de 400 horas: “Especialização em Educação Digital: ação gestora para uma atuação inovadora” e “Especialização em Educação Digital: ação docente para uma atuação inovadora”.       

A matriz curricular foi estabelecida com o objetivo de instrumentalizar profissionais da educação básica em relação aos princípios, metodologias e ferramentas tecnológicas que viabilizam o aprendizado digital e promovem melhorias na modalidade de ensino praticada. As disciplinas visam ampliar a qualificação e o letramento digital dos professores e gestores escolares.   

São diferentes trilhas de formação: a comum, que traça metas para familiarizar os estudantes com os princípios de funcionamento da educação digital em uma perspectiva inovadora, e as específicas, voltadas à preparação do gestor no melhor uso das tecnologias, além de convidar o educador a repensar o diálogo e a interação com o discente e os diferentes objetos educacionais diante de uma sociedade cada vez mais conectada.     

 Perfil de Mônica Garbin

Doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados à avaliação de tecnologias aplicadas à educação. É professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, na área de Metodologia e Educação a Distância (EaD), e professora contratada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, setor de Didática. Realiza pesquisas na área de Educação, atuando principalmente nos temas Didática, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores e Metodologias de Ensino.

Acompanhe a aula, aqui