Cerimônia final acontece na próxima quinta, dia 10, quando será conhecida a Escola Referência Nacional

07/12/20


Cinco escolas públicas estaduais e municipais disputam o título de Referência Nacional em Gestão Escolar, com ações para manutenção do ensino/aprendizagem durante a pandemia. Elas foram escolhidas entre as mais de 8 mil escolas inscritas na edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI).

A cerimônia virtual de encerramento do prêmio será transmitida ao vivo, na próxima quinta-feira (10), a partir das 16h30, pela TV Escola. Os interessados vão poder acompanhar pela internet, por meio do canal no Youtube da TV Escola (www.youtube.com/tvescola), na antena parabólica ou nos canais de TVs por assinatura.

Para a secretária de Educação do Tocantins e coordenadora do prêmio, Adriana Aguiar, esse será um momento de coroamento dos esforços não apenas das escolas finalistas, mas de todas as redes, gestores, técnicos, professores, pais e alunos, que tanto se dedicaram para superar os desafios impostos pela crise do Coronavírus. “2020 é um ano que ficará marcado na vida de todos, especialmente para os que fazem a Educação. Por isso, mais do que nunca, precisamos valorizar a criatividade e a superação dos que estão no chão da escola.”

Entre as escolas finalistas estão a Escola Classe 15 de Ceilândia, que fica localizada em Brasília (DF), representando a Região Centro-Oeste; a Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães, do município de Itacuruba (PE), representando o Nordeste; a Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, de Manaus (AM), representando a Região Norte; a Escola Orlando Maurício Zambotto, do município de Jarinu (SP), representando o Sudeste; e o Colégio Estadual do Patrimônio Regina, de Londrina (PR), representando a Região Sul.

Em 2020, gestores de escolas públicas puderam inscrever experiências inovadoras de gestão durante o período da pandemia. Em função do momento, a coordenação do PGE decidiu reconhecer práticas exitosas das escolas que, durante o período de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela crise sanitária.

Além de reconhecer experiências que deram continuidade à aprendizagem dos estudantes, o PGE 2020 buscou identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar, reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa, assim como valorizar a escola que trabalha como equipe, com corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.

Outra novidade dessa edição partiu da OEI, contemplar os esforços de toda equipe escolar, representada na inscrição por seis integrantes: o gestor, um coordenador e quatro professores, de preferência, um por área do conhecimento. Para participar, a equipe teve que preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br e escrever o relato da experiência. Puderam participar escolas públicas estaduais e municipais de qualquer etapa da Educação Básica: educação infantil, ensinos fundamental e médio.

Na primeira etapa do PGE, foram selecionadas as 27 escolas de Referência Estadual, que disputaram a vaga da etapa regional. Cada uma vai receber a premiação de R$ 5 mil + bolsas em cursos de especialização à distância para a equipe escolar, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

As cinco escolas finalistas, que representam as regiões do país, receberão o prêmio de R$ 10 mil, além dos cursos de especialização da Univesp para a equipe escolar, e computadores e tablets oferecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco). Já a escola Referência Nacional receberá, além dos equipamentos e das bolsas, o prêmio em dinheiro de R$ 30 mil.

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar já recebeu cerca de 50 mil inscrições ao longo de suas edições e mais de oito milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores das escolas inscritas. A edição 2020 tem o patrocínio da Unesco e da Fundação Itaú para Educação e Cultura. Conta ainda com a parceria da Bett Educar, British Council, Embaixada Americana. Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Conheça um pouco das ações das escolas finalistas:

Centro-Oeste

Escola Classe 15 de Ceilândia

Brasília, Distrito Federal

Diretora: Mariangela Rolim de Oliveira


- A Escola Classe 15 de Ceilândia está localizada em Ceilândia Sul, Brasília (DF). Entre as ações realizadas pela gestão, estão a criação de grupos de WhatsApp para cada turma, além de grupos com os pais de alunos, para não perder contato com as famílias.


- Um grupo de professores e a coordenadora pedagógica propuseram-se a elaborar o material pedagógico impresso (na forma de pequenas apostilas), com conteúdo de revisão, para que as famílias que tivessem interesse pudessem buscá-lo na escola, seguindo todos os protocolos de segurança da Organização Nacional da Saúde (ONS).


- Também foi disponibilizada aos professores interessados em formar grupos no WhatsApp uma lista contendo nome, telefone e endereço dos estudantes. Estes também usaram o grupo para divulgar o material pedagógico impresso, que passou a ser distribuído semanalmente a cerca de 200 estudantes/famílias que, então, passaram a buscar o material na escola.


- De início, o vínculo com os professores também se deu de forma confusa, pois não houve disponibilidade para realizar atendimentos individualizados. Todavia, o incentivo ao trabalho em grupo, por meio de interações, reuniões e informações, levou ao cumprimento de demandas e responsabilidades e, posteriormente, a resultados satisfatórios. É inegável que alguns grupos e pessoas se ambientaram de maneira mais efetiva que outros, mas, com orientação, treinamento, aconselhamento e compartilhamento, todos alcançaram as habilidades necessárias e desenvolveram um bom trabalho.


- A prática da coordenação pedagógica tornou-se mais próxima, efetiva e ativa, diante da relação com os docentes, do trabalho realizados por eles, do conhecimento dos vários problemas pedagógicos e de aprendizagem observados e da busca de soluções viáveis e eficazes.  


- O planejamento coletivo tem sido fundamental para o bom andamento do trabalho, que tem ocorrido em duas etapas: 1 coordenação coletiva com todos os professores da escola, em que são estudados documentos, diretrizes e organização pedagógica; 2 coordenação setorizada realizada por série, em que o currículo é discutido e adaptado para essa nova realidade e são acordados os temas das oficinas de Educação Ambiental/Horta, Sustentabilidade e Artesanato e Formação Individual e Social, buscando-se contextualização do que é ensinado, temas de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento integral como cidadão, contemplando os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

- A direção propôs às famílias dos alunos surdos encontros semanais na escola, com os devidos cuidados sanitários. Enquanto isso, as aulas na plataforma da secretaria continuavam a todo vapor, com material adaptado em Libras, vídeos, jogos, formulários, seguindo uma sequência didática.


- Foi implementado o atendimento via plataforma pedagógica virtual (Google Sala de Aula): Os professores postam atividades e fazem atendimento de forma síncrona. O professor regente interage com os alunos por um período de 2 horas, no turno matutino. Já o professor de Atividades Complementares trabalha com os estudantes no turno vespertino, por igual período de tempo. Esse recurso atende aos estudantes que possuem acesso a computador e internet.


- Material pedagógico impresso: Conjunto de atividades (sequências didáticas) que a família busca e devolve semanalmente. As atividades virtuais e as impressas são as mesmas e, em ambas, os alunos recebem orientações dos professores acerca do modo de realização, a fim de que eles desenvolvam mais autonomia para realizar as tarefas. Todas as atividades seguem uma sequência didática, e o tema é desenvolvido de forma interdisciplinar, durante toda a semana.


- Plantão de dúvidas via WhatsApp: Os professores ficam disponíveis para tirar dúvidas dos estudantes e das famílias nos turnos matutino (de 10h30 a 13h) e vespertino (de 16h a 18h). Eles atendem principalmente aos estudantes que fazem uso do material impresso, sanando as dúvidas.


- Atendimento presencial: Alguns estudantes recebem atendimento presencial, seguindo todas as normas de segurança de saúde, pois se trata de crianças deficientes e/ou com risco de vulnerabilidade social, cujas famílias não conseguem desenvolver o papel de orientador das atividades. As professoras que realizam esse atendimento não fazem parte do grupo de risco e atendem a uma criança por vez. A cada atendimento, a sala de aula é higienizada. Além disso, o uso da máscara é obrigatório.

- Aulas gravadas: As aulas de Educação Física são gravadas e postadas na sala de aula virtual, nos grupos de WhatsApp e no Instagram. Dessa forma, as crianças podem acompanhá-las no momento mais viável, levando em conta a rotina de seus responsáveis.


- Suporte para as famílias: A equipe gestora montou um esquema de atendimento presencial, para sanar dúvidas de acesso à plataforma, bem como pelo WhatsApp e por telefone.


- Com as estratégias adotadas e implantadas, resultados positivos começaram a aparecer: 65% dos estudantes participam dos momentos síncronos e realizam as atividades na plataforma pedagógica virtual (Google Sala de Aula); 29% dos estudantes utilizam o material pedagógico impresso e sanam dúvidas pelo WhatsApp; 2% dos estudantes, entre estes aqueles com deficiência auditiva, têm atendimento presencial duas vezes por semana, inclusive com intérprete de Libras; participação efetiva da família, engajamento na realização das atividades, que não foram poucas e nem fáceis


Nordeste

Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães

Itacuruba, Pernambuco

Diretora: Tatiany Leal Santos

- Assim como as demais, a Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães, no município de Itacuruba (PE), teve sua dinâmica diária modificada, e precisou se reinventar para garantir que as aulas fossem ofertadas de modo remoto, por meio de ferramentas virtuais como Google Meet, Zoom Meeting, Google Classroom, além de grupos de WhatsApp e das redes sociais Instagram e YouTube. Esses recursos começaram a ser usados imediatamente, desde que as aulas presenciais foram suspensas, no dia 18 de março de 2020, por conta da ameaça global do novo Coronavírus, que já se fazia presente no Brasil.

- Para ampliar o desenvolvimento de aprendizagens diversas, foi criado um projeto para promover lives no Instagram, com professores da própria escola e convidados, sobre as mais variadas disciplinas.

- Para encurtar distâncias e garantir o acesso à aprendizagem de todos, foi planejado e realizado o projeto Te vejo em casa. Nele, a equipe gestora imprimiu atividades e as enviou, quinzenalmente, para os estudantes que não tinham nenhuma possibilidade de acesso à Internet. A entrega dessas atividades foi feita por integrantes da escola, com recursos próprios, tanto para os alunos da zona rural quanto para os da cidade.

- A escola também garantiu o acompanhamento junto a uma aluna portadora de Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), cujas atividades eram diferenciadas e foram entregues na residência dela.

- Em parceria com a emissora de rádio local, viabilizamos um horário para ministrar aulas transmitidas pelas ondas do rádio, no Programa Fala, EREM, chegando a todas as casas, até onde o acesso é mais difícil. Nossos professores deram um show de criatividade e dedicação!

- Para assegurar as aulas remotas, ampliamos a quantidade de grupos de WhatsApp existentes, criando um para cada sala. Assim, as aulas passaram a ser ministradas diariamente, via WhatsApp, seguindo o horário tradicional da Educação Integral, das 7h30 às 17h, inicialmente. Representantes da equipe gestora também integraram esses grupos, o que garantiu maior proximidade.

- Esses grupos de WhatsApp foram e continuam sendo espaços de divulgação de informações sobre as ações da Escola junto às famílias. A equipe gestora se dividiu para melhor acompanhar os professores, os planos de aula semanais em modo remoto e as aulas que aconteciam nos grupos de WhatsApp, dando apoio ao andamento do processo de ensino e aprendizagem.

- Os grupos de WhatsApp foram frequentemente usados como meio de indicação de títulos de livros sugeridos para leitura, pela coordenadora da nossa Biblioteca, além de dar continuidade ao trabalho de divulgação sobre datas comemorativas e de nascimento de escritores e artistas renomados.

- Outra ação a ser destacada é o Projeto Eu acredito em você, que consistiu na realização de aulões quinzenais noturnos para os alunos de terceiro ano, com os descritores prioritários do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de esclarecer dúvidas e melhorar os níveis de aprendizagem dos estudantes e, assim, possibilitar o crescimento dos índices de proficiência da Escola no SAEPE.

- Com o intuito de divulgar trabalhos realizados e postar vídeos sobre as ações da Escola e depoimentos da comunidade escolar foi criado um canal no YouTube. Para que as aulas-atividades (aulas brancas) não fossem prejudicadas, foram organizados horários de estudo remoto entre os docentes, de modo a oferecer atividades semanais com a prática de temas relevantes e oportunos para o momento. Também divulgamos e incentivamos a participação de nossos estudantes em concursos externos, ao mesmo tempo em que promovemos iniciativas próprias semelhantes, com o objetivo de incentivar a leitura e a produção de textos.

Norte

Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo

Manaus, Amazonas

Diretora: Regeane Ramos Chaves

- Sensibilizados com o cenário da pandemia, a esquipe gestora da Escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada em Manaus (AM), procurou desenvolver ações para minimizar as dificuldades que se apresentavam para a viabilização das atividades pedagógicas dentro de uma educação remota. Nesse sentido, elaborou, conjuntamente, o projeto “Ressignificando vivências de uma Educação Integral em tempos de Pandemia”. O objetivo foi assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes, considerando as dimensões do desenvolvimento humano e a resolução de problemas da comunidade em que a escola está inserida.

 - A Organização das atividades ocorreu em parceria com professores, alunos, demais servidores da escola, profissionais voluntários e comunidade em geral, assim detalhadas:

✓ Mapeamento: utilizando a ferramenta Google Forms, e por meio desse recurso, estabeleceu-se contato preliminar com as famílias da comunidade escolar, onde detectou-se as dificuldades e anseios que estavam enfrentando, além de conseguirmos mapear os que estavam preparados para um ensino remoto. As famílias sem acesso à internet ou outros recursos tecnológicos, estrangeiros e os não alfabetizados, foram ouvidos através de ligações e/ou visitas presenciais, garantindo que todos os alunos fossem ouvidos.

✓ Atendimentos gerais: momentos de escuta, atendimento psicológico, formações tecnológicas e pedagógicas, disponibilidade de equipamentos tecnológicos, entregas de bolos nas casas dos aniversariantes, vaquinha virtual para os funcionários da limpeza e manipuladoras de alimentos; apresentações culturais (com DJ Portuga); trocas de experiências com professores e gestores (de Manaus e outras cidades); encontros com coaching e psicólogos (para as famílias e funcionários da escola).

✓ Movimento para suprir as necessidades prioritárias das famílias: a partir de doação de cestas básicas, kits de higiene, doação de máscara, álcool em gel, campanhas sobre os cuidados para não ser contaminados pelo Covid19 e demais orientações.

✓ Tutoria familiar: funcionários da escola e voluntários se tornaram tutores de um grupo de alunos e suas respectivas famílias, além dos grupos de estudos, separados por turma, com o objetivo de dar assistência emocional, afetiva e intelectual de forma mais personalizada, onde há interação com as famílias, encontros e brincadeiras por vídeo, distribuição de brindes, liberação da internet da escola para todos os estudantes do bairro 8. Para os que não possuem equipamentos tecnológicos, o trabalho de tutoria foi presencial, obedecendo todas as normas de segurança da OMS9, disponibilizando equipamentos eletrônicos.   

✓ Atividades artísticas/musicalização/esportivas/gastronômicas: Artes, foi proposta a atividade com releituras de obras de artes mundialmente conhecidas, com figurinos, acessórios, e todo tipo de recursos que tinham na própria casa, com criatividade e envolvendo a família neste processo.

✓ Atividades pedagógicas

✓ Trabalhando as emoções: uma vez por semana foram feitas atividades lúdicas visando levar as famílias a refletirem sobre seus sentimentos, seus sonhos e planos. Esta atividade utilizou várias técnicas, por exemplo, atividades “Árvores das boas atitudes” e a “Lâmpada Mágica”, “Os sentimentos em minhas mãos”, buscando levar os participantes a se esforçar para conquistar suas metas, expressar suas emoções de forma mais aberta, confortável. O “Ateliê da Educação Emocional”, objetivou o fortalecimento emocional dos integrantes das famílias neste momento em que as incertezas, os medos e até o próprio COVID 19, acabou por desestabilizar as vidas de muitos deles. Através destas atividades, foi possível ouvir e compreender mais profundamente as realidades de nossos estudantes, familiares e buscar estreitar os laços e soluções para manter todos esperançosos, fortes e focados em seus projetos de vida.

✓ Orientações sobre saúde

✓ Roteiro de estudo: disponibilizado toda semana em mídia para os que acompanham nos grupos de WhatsApp; e de forma impressa para os estudantes que não possuem internet. Contém todas as atividades a serem desenvolvidas semanalmente, onde o professor consegue acompanhar de forma quase que instantânea o desenvolvimento do estudante.

✓ Plantão de dúvidas: obedecendo rigorosamente a todas as normas da OMS, professores voluntários atendiam diretamente na escola para responder as dúvidas dos estudantes quanto aos conteúdos didáticos, bem como fazer o reforço destes, momento em que os alunos utilizavam os aparatos tecnológicos da instituição escolar.


Sudeste

Escola Orlando Maurício Zambotto

Jarinu, São Paulo

Diretora: Camila Leme de Camargo Oliveira

- A partir do momento que foi decretada a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, o trabalho pedagógico da Escola Estadual Orlando Maurício Zambotto, localizada no município de Jarinu (SP), começou a ser reorganizado.

- No período antecipado de recesso e férias, a direção e os funcionários focaram os esforços na busca ativa, criando os grupos de Whatsapp por turma, para que as famílias e os estudantes pudessem ter contato direto com a equipe escolar durante o período de distanciamento social. Esta etapa da busca ativa foi essencial para mapear quais recursos tecnológicos os estudantes efetivamente dispunham a fim de propiciar oportunidades de aprendizagem a todos.

- As coordenadoras definiram um cronograma de entrega de atividades semanais, dividindo as disciplinas, de forma que evitasse a sobrecarga dos estudantes visando o melhor aproveitamento pedagógico. Toda segunda-feira, depois de avaliados pela coordenação, os roteiros de estudos são colocados nos grupos dos pais para que eles possam conhecer a rotina de seus filhos e ajudá-los.

- Após as primeiras semanas de trabalho, percebemos que muitos alunos tiveram dificuldade de se organizar e até mesmo de utilizar os aparelhos eletrônicos. Foi criada, então, uma nova estratégia crucial para o sucesso das ações: os alunos tutores de classe. Foram selecionados 33 alunos, sendo um de cada classe, com o papel de facilitador do trabalho pedagógico, atuando como líderes de turma, seguindo os preceitos de Jean Piaget, promovendo assim o desenvolvimento da autonomia. Os tutores de sala são o elo entre o professor, o aluno e a escola.

- Alguns alunos não possuem internet em casa, ou nem mesmo os aparelhos eletrônicos compatíveis com as novas tecnologias. Portanto, a equipe gestora organizou o trabalho semanal visando o atendimento dessas famílias. As coordenadoras imprimem todos os trabalhos dos roteiros dos professores para as famílias que vão buscar na escola, e quando necessário, é realizada a busca ativa indo à residência do aluno.

- Com o sucesso alcançado, consequentemente, a escola obteve resultados positivos nas práticas pedagógicas da escola e no fechamento da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, que ocorreu no início de agosto. Com 162 alunos ativos, tivemos 155 aprovados, configurando um aproveitamento de 95,7%, sem nenhuma evasão. Portanto, as ações de busca ativa, além de mapearem a situação dos alunos, se mostraram essenciais para evitar a evasão escolar durante o período de pandemia.


Sul

Colégio Estadual do Patrimônio Regina

Londrina, Paraná

Diretora: Lauriane dos Santos Lima

Com a pandemia, a primeira questão a ser pensada pelo Colégio Estadual do Patrimônio Regina, do município de Londrina (PR), foi buscar entender como conciliar o Plano de Ação – Pedagógico, Financeiro e Administrativo aprovado no início do ano para as atividades presenciais com a nova modalidade de ensino-aprendizagem.

- A equipe diretiva e pedagógica convocou professores, funcionários e conselho escolar para uma web conferência com o objetivo de apontar possíveis ações que pudessem ser essenciais na construção dessa nova proposta. A reunião também permitiu conhecer os anseios e angústias de todos os profissionais envolvidos. Foi por meio desse debate que conseguimos estabelecer metas importantes, como também apontar problemas que deveriam ser pensados e resolvidos.

- Primeiramente, foi necessário fazer um levantamento de alunos conectados e não conectados para viabilizar que todos pudessem ter oportunidade de continuar seus estudos neste ano letivo. Além disso, foi preciso refletir sobre como auxiliar professores com dificuldades de atendimento virtual pela pouca familiaridade com as ferramentas tecnológicas; professores sem equipamento mínimo para o atendimento a Educação à Distância; como também analisar a manutenção de projetos extracurriculares; atendimento aos Programas da mantenedora e Governo Federal, entre eles o Programa do Leite das Crianças e a distribuição da Merenda Escolar aos beneficiários do programa Bolsa Família.

- A partir disso, entre 06 a 17 de abril, foi criada uma rede de interação para compreender as dificuldades de acesso, considerando os limites da família, os ritmos de aprendizagem dos estudantes e o respeito ao professor na sua autonomia para adequar metodologias conforme a proposta de uma legislação pedagógica em construção neste período entre março e agosto de 2020.

- Apesar da restrita comunicação local, ainda atendida por poucas operadoras de comunicação, a escola já tinha a prática de formar grupos por aplicativo de celulares e recados na página social do Colégio para a interação com as famílias. Isso facilitou na organização de reuniões entre estudantes, pais e professores, em web conferências, grupos de comunicação por aplicativos do celular, plantão escalonado no Colégio e em home office, conforme as normas de atendimento no tempo de pandemia e prevenção ao coronavírus - COVID-19.

- Na sequência, foi importante dar atenção às famílias com estudantes conectados para atender a proposta de aula à distância da Secretaria de Educação. Dessa forma, todos receberam o auxílio necessário para compreender como utilizar os aplicativos Aula Paraná e Classroom. Mas ainda havia muito mais a ser resolvido e superado, como, por exemplo, viabilizar que as famílias em isolamento e sem acesso aos aplicativos propostos pudessem dar continuidade ao processo educacional de seus filhos, como a escola poderia gerar material físico e logística de entrega e recebimento das atividades para estes estudantes, além de professores com dificuldades de atendimento virtual pela pouca familiaridade com as ferramentas tecnológicas; professores sem equipamento mínimo para o atendimento a Educação à Distância; manutenção de projetos extracurriculares, atendimento aos Programas da Mantenedora e Governo Federal, entre eles o Programa do Leite das Crianças e a distribuição da Merenda Escolar aos Beneficiários do Bolsa Família

- Professores criaram ou aperfeiçoaram seus próprios canais no Youtube, divulgando suas aulas para vários estudantes ao mesmo tempo. Diante dessa situação, preocupados com seus alunos, investiram em novos equipamentos, como lousa, celular, computadores, para gravar as aulas e disponibilizar de forma mais acessível aos estudantes.  

- Quanto à gestão administrativa, muitas ações diárias tinham que ser cumpridas para alcançar a interação, presença e participação de todos neste processo: acompanhar a presença do Professor no Sistema Presença EaD e interação no Google Classroom; presença e produção do estudante conectado no Aula Paraná – Classroom e acompanhamento da produção no Sistema Microsoft Power BI; equipe pedagógica nas horas atividades e no horário de aulas no apoio aos professores e estudantes no processo ensino aprendizagem; agentes educacionais e equipe pedagógica no cronograma de envio de atividades por e-mail, organização e impressão do “KIT Tarefa”, entrega e recebimento com atualização de protocolos das Famílias; busca ativa de comunicação, algumas com o auxílio da comunidade, outras no intenso trabalho ao longo dos 1º e 2º trimestres, em que direção e pedagoga, percorreram longos trechos de estradas rurais, para levar aos estudantes desconectados as tarefas impressas; apoio das professoras da Sala de Recursos - SRM, para que o aprendizado ocorresse aos estudantes com ritmos diferentes de aprendizagem; agendamento de Google Meet, reuniões de pré-conselho de classe com estudantes e professores, Conselho de Classe com os professores e também reuniões de devolutiva aos estudantes; realização de ações para a recuperação dos conteúdos em defasagem, para todos os estudantes; participação, interação e divulgação de tutoriais, web conferências, Canal do Professor Aula Paraná e uma operação de atendimento organizada pela Mantenedora SEEDPR para capacitar e atender uma rede de ensino pública, que se estendeu a outras fronteiras educacionais.  

- A segunda fase começou com a busca pelos alunos sem conexão: em 5 de maio, eram 65 alunos sem acesso ao Google Classroom e à Aula Paraná. Aos poucos e com segurança, a escola chamou esses estudantes e seus responsáveis ao Colégio e, configurando aparelhos e explicando como deveriam acessar os canais da TV, foram conectados de alguma forma aos conteúdos. Foram planilhas e buscas ativas com a comunicação virtual. Em 15 de maio, faltava a busca a 6 alunos e já eram computadas 11.774 interações com login do @escola, até chegar à conexão ou tarefa física para 100% dos estudantes, em 29 de maio.

- Uma medida importante foi organizar um Conselho de Classe na SALA DO PROFESSORES VIRTUAL (janela criada dentro do Google Classroom como arquivo de informações e editais), pois foi a partir dos dados apontados pelos professores que foi possível entender à necessidade de estabelecer a recuperação de aprendizagem de alguns alunos.

- Para dar suporte ao pedagógico, a partir de levantamentos semanais feito com professores em suas hora-atividades, foi organizada uma planilha verificando os alunos que necessitavam de atendimento contínuo para que não desistissem do ano letivo. A partir disso, a escola organizou um cronograma permanente com os funcionários em Home Office e nos dias de atendimento escalonado para constante atualização e comunicação por telefone ou aplicativo do celular com as famílias. Outra forma de impedir a evasão foi estabelecer um constante diálogo com as famílias para entender se havia ou não a necessidade de mudança de KIT Tarefa para Conexão ou vice versa.

- A demanda de atenção aos estudantes também teve a contribuição dos alunos monitores de turma, parceiros na conversa e apoio para a permanência dos colegas e recepção de novos estudantes matriculados neste período. A gestão escolar e a comunidade, representada pela APMF/CEPR e Conselho Escolar, permaneceu em conexão e comunicação constante para direcionar os melhores caminhos a serem seguidos nesta nova modalidade de ensino.


Escolas de Referência Estadual no PGE 2020

Acre

1º. ESC INFANTIL OS PASTORINHOS - BRASILEIA/AC

2º. ESC MARIO LOBAO - RIO BRANCO/AC

3º. ESC CEI MARIA ESTELA MARQUES - RIO BRANCO/AC


Alagoas

1º. ESCOLA ESTADUAL ROCHA CAVALCANTI - UNIAO DOS PALMARES/AL

2º. ESCOLA ESTADUAL PROFª CLAUDIZETE LIMA ELEUTERIO - RIO LARGO/AL

3º. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LINAURA LIMA DA SILVA - SAO MIGUEL DOS CAMPOS/AL


Amazonas

1º. EM DR SERGIO ALFREDO PESSOA FIGUEIREDO - MANAUS/AM

2º. ESCOLA ESTADUAL PROF ARISTOTELES COMTE DE ALENCAR - MANAUS/AM

3º. EMEF MANOEL URBANO - MANACAPURU/AM


Amapá

1º. ESC EST SAO JOAO - SANTANA/AP

2º. ESC EST JOSE DE ANCHIETA - MACAPA/AP

3º. ESC EST TIRADENTES - MACAPA/AP


Bahia

1º. EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA - ITABUNA/BA

2º. EE - COLEGIO ESTADUAL ELIEL MARTINS - OURICANGAS/BA

3º. COLEGIO MUNICIPAL SELMA NUNES - MACAUBAS/BA


Ceará

1º. EEEP ADRIANO NOBRE - ITAPAGE/CE

2º. EEM PROFESSORA MARIA AFONSINA DINIZ MACEDO - VARZEA ALEGRE/CE

3º. EEMTI DEPUTADO MURILO AGUIAR - CAMOCIM/CE


Distrito Federal

1º. EC 15 DE CEILANDIA - BRASILIA/DF

2º. CEM INTEGRADO A EDUC PROFISSIONAL DO GAMA - BRASILIA/DF

3º. EC 16 DE PLANALTINA - BRASILIA/DF


Espírito Santo

1º. EMEF CIPRIANO COCCO - JAGUARE/ES

2º. EMEF ELISIARIO FERREIRA FILHO - MARECHAL FLORIANO/ES

3º. EMEB DOLORES GONZALEZ VILLA - CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES


Goiás

1º. COLEGIO ESTADUAL MINISTRO SANTIAGO DANTAS - MINACU/GO

2º. COLEGIO ESTADUAL JOAO NETTO DE CAMPOS - CATALAO/GO

3º. CENTRO DE EDUCACAO EM PERIODO INTEGRAL DOM VELOSO - ITUMBIARA/GO


Maranhão

1º. CENTRO DE ENSINO JOVIANA SILVA FARIAS - ACAILANDIA/MA

2º. EM GASTAO VIEIRA - ACAILANDIA/MA

3º. UEF CATUCA - BACABAL/MA


Minas Gerais

1º. EE SAO JOSE - CORACAO DE JESUS/MG

2º. EE DOUTOR LUIZ PINTO DE ALMEIDA - SANTA RITA DO SAPUCAI/MG

3º. EE AUGUSTO JOSE VIEIRA - CONSELHEIRO LAFAIETE/MG


Mato Grosso do Sul

1º. EE PROF HENRIQUE CIRYLLO CORREA - CAMPO GRANDE/MS

2º. EE PROFª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS - CAMPO GRANDE/MS

3º. EE HÉRCULES MAYMONE - CAMPO GRANDE/MS


Mato Grosso

1º. EMEB CELINA FIALHO BEZERRA - CUIABA/MT

2º. CMEI MIGUELINA DE CAMPOS E SILVA - DONA QUITA - VARZEA GRANDE/MT

3º. EE ULISSES GUIMARAES - CAMPO VERDE/MT


Pará

1º. EMEB RONILTON ARIDAL DA SILVA GRILO - CANAA DOS CARAJAS/PA

2º. EEEF PROFA CLAUDINE GABRIELE LIMA E SILVA - BELEM/PA

3º. EMEF JOSE MARIA MORAIS E SILVA - ANANINDEUA/PA


Paraíba

1º. EEEF CAMPO DE SEMENTES E MUDAS - CRUZ DO ESPIRITO SANTO/PB

2º. ECIEEF SENADOR HUMBERTO LUCENA - CACIMBA DE DENTRO/PB

3º. ECI PROFESSOR ITAN PEREIRA - CAMPINA GRANDE/PB


Pernambuco

1º. ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO PROFESSORA MARIA DE MENEZES GUIMARAES - ITACURUBA/PE

2º. ESCOLA FELISBERTO CARVALHO - CARUARU/PE

3º. ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MEDIO JORNALISTA JADER DE ANDRADE - TIMBAUBA/PE


Piauí

1º. CETI PADRE JOAQUIM NONATO GOMES - TERESINA/PI

2º. CETI DR FONTES IBIAPINA - TERESINA/PI

3º. U E JOAQUIM PARENTE - BOM JESUS/PI


Paraná

1º. PATRIMONIO REGINA C E DO EF M - LONDRINA/PR

2º. NOSSA SRA GRACAS E E EF - IRATI/PR

3º. PIO XII C E EF M - MARIPA/PR


Rio de Janeiro

1º. CE NELSON PEREIRA REBEL - CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

2º. E M BARAO DO IRIRI - MAGE/RJ

3º. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCACAO DO RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO/RJ


Rio Grande do Norte

1º. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ELVIRA GOMES DE MOURA - PORTALEGRE/RN

2º. CEEP CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO PROFISSIONAL PROFESSORA LOURDINHA GUERRA - PARNAMIRIM/RN

3º. EM PRESIDENTE ARTUR A COSTA E SILVA - PARNAMIRIM/RN


Rondônia

1º. EEEF JERRIS ADRIANI TURATTI - ESPIGAO D'OESTE/RO

2º. EEEMTI JOSINO BRITO - CACOAL/RO

3º. EMEIF 16 DE JUNHO - COLORADO DO OESTE/RO


Roraima

1º. ESCOLA MUNICIPAL JANIO DA SILVA QUADROS - BOA VISTA/RR

2º. ESCOLA ESTADUAL MAJOR ALCIDES RODRIGUES DOS SANTOS - BOA VISTA/RR

3º. ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES - BOA VISTA/RR


Rio Grande do Sul

1º. ESC EST ED BAS JOAO XXIII - CAMPINA DAS MISSOES/RS

2º. EMEF SANTA IZABEL - CANDIOTA/RS

3º. EMEF SANTA CRUZ - FARROUPILHA/RS


Santa Catarina

1º. EBM TAPERA ESCOLA DO FUTURO - FLORIANOPOLIS/SC

2º. CEIM PROFª WALTRUT SIEWERDT - POMERODE/SC

3º. EEB DOM ORLANDO DOTTI - CACADOR/SC


Sergipe

1º. ESCOLA ESTADUAL CRIANCA FELIZ - CAPELA/SE

2º. CENTRO DE EXCELENCIA ATHENEU SERGIPENSE - ARACAJU/SE

3º. ESCOLA ESTADUAL PROF VALNIR CHAGAS - ARACAJU/SE


São Paulo

1º. ORLANDO MAURICIO ZAMBOTTO - JARINU/SP

2º. GENESIO BOAMORTE DOUTOR - SANTA CRUZ DO RIO PARDO/SP

3º. OROSIMBO MAIA - CAMPINAS/SP


Tocantins

1º. ESCOLA ESTADUAL GIRASSOL DE TEMPO INTEGRAL XV DE NOVEMBRO - TOCANTINOPOLIS/TO

2º. ESCOLA INDIGENA 19 DE ABRIL - GOIATINS/TO

3º. ESCOLA ESTADUAL SANTA GERTRUDES - ARAGUATINS/TO