Engenharias são reconhecidas desde 2018 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE); as primeiras turmas devem se formar em 2019

13/06/19


Os cursos de Engenharia de Computação e Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foram habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), o maior conselho de fiscalização profissional da América Latina. As duas engenharias já possuíam, desde 2018, o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão responsável pelas universidades públicas paulistas. Após o recebimento do certificado de conclusão de curso, o concluinte da Univesp deverá se cadastrar no site do Crea e preencher o formulário http://www.creasp.org.br/estudante/formularios-dos-formandos . 

De acordo com o coordenador das Engenharias da Univesp, professor Waldomiro Loyolla, a universidade cumpriu todas as etapas para a habilitação profissional dos engenheiros formados pela instituição. "Os concluintes em Engenharia de Computação receberam atribuições previstas no artigo 7º da Lei nº 5.194/66 para o desempenho das atividades relacionadas no artigo 1º da Resolução CONFEA n.º 380/93", explicou.

Já os concluintes em Engenharia de Produção tiveram as atribuições previstas no artigo 7º da Lei 5.194/66, combinadas com as atividades relacionadas no artigo 5º da Resolução nº 1.073/16, para o desempenho das competências relacionadas no artigo 1º da Resolução nº 235/75, do CONFEA.

Os cursos de engenharia da Univesp possuem cinco anos de duração e são ofertados em diversos polos do Estado de São Paulo. As primeiras turmas, ingressantes no segundo semestre de 2014, deverão se formar ao final desse semestre. Conheça  a matriz curricular no endereço: univesp.br/cursos. O curso de Engenharia da Produção foi habilitado pelo Crea-SP em abril e o de Computação em junho de 2019. 

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos. 

Sobre o Crea - SP

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), o maior órgão de fiscalização de exercício profissional da América Latina, é responsável pelo controle das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e Técnicos Agrícolas.

O Crea-SP fiscaliza, controla , orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia de Produção, Engenharia de Operação, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Geologia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Geografia, Agronomia (ou Engenharia Agronômica), Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Meteorologia e Engenharia de Segurança do Trabalho, além das atividades dos Técnicos Agrícolas e Tecnólogos.