Uso de tecnologias possibilitou que professores em exercício na rede pública estadual voltassem para a sala de aula

22/11/13

Depoimentos dos coordenadores, orientadores de turma e disciplina, professores-autores e alunos compõem o documentário sobre a primeira edição do curso de Pedagogia UNIVESP/Unesp. A iniciativa relata as origens, o desenvolvimento e os resultados de sucesso do projeto educacional.

O curso surgiu através de uma parceria entre a extinta Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, através do então Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP, e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

A proposta, que teve como objetivo complementar os estudos dos professores da rede pública de ensino, ofertou 1350 vagas para professores em exercício na rede estadual. Em julho deste ano, 992 professores se formaram no curso.

“Naquele momento, cinco mil professores [da rede estadual] não tinham passado por esse processo de formação. Então surgiu a ideia de um curso que pudesse mantê-los dentro da sala de aula, por isso o curso foi feito de forma semipresencial”, lembra Ana Maria da Costa Santos Menin, primeira coordenadora pedagógica do curso.

O curso contou com dois encontros presenciais por semana, o que possibilitou que professores conseguissem conciliar os estudos com a prática docente. O uso das tecnologias foi fundamental para o sucesso da iniciativa, de acordo com João Cardoso de Palma Filho, professor-autor e orientador de turma, e Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD). As apostilas impressas foram complementadas por conteúdos disponibilizados pelo ambiente virtual de aprendizagem e por vídeos de apoio às disciplinas produzidos pela UNIVESP TV.

“O curso cumpriu seus objetivos, dando elementos para os professores repensarem suas práticas e colocarem suas atividades em um novo patamar de exercício profissional”, afirma Edson do Carmo Inforsato, atual coordenador pedagógico do curso.

O vídeo, produzido pela equipe de comunicação do NEaD/Unesp, pode ser visto abaixo: