04/08/14

José Maria Vacacela e Maria Gabriela Albuja Izurieta são os criadores da Inka Samana, uma escola alternativa trilíngue em Saraguro, interior do Equador. Descendentes de índios, atendem mais de cem jovens oriundos principalmente de comunidades indígenas locais, e aplicam métodos originais de ensino para as crianças.

A escola, que tem apresentado resultados surpreendentes com seu método educacional, enfrenta agora uma queda de braço com o governo equatoriano, que busca, segundo o casal, homogeneizar o modelo de estudos no país, ao qual a Inka Samana não se encacharia.

Para Izurieta, esse tipo de exigência do governo equatoriano retrocederia o avanço no ensino realizado pela escola até hoje. Vacacela complementa dizendo que a atitude do governo vai contra a lei do seu país, que garante educação diferenciada para os povos indígenas.

A entrevista foi concedida ao programa Desafios da Educação, da UNIVESP TV. Assista ao vídeo: