Ferramenta “Respirar” analisa dados em escala; projeto foi aplicado em unidade de saúde, na zona norte de São Paulo
Um grupo formado por alunos do Eixo de Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criou o site “Respirar”, sistema preditivo de análise de dados em escala, que acompanha casos de doenças causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A iniciativa é resultado do Projeto Integrador (PI) “Poluição do Ar e Saúde Respiratória", desenvolvido pelos discentes Afonso Benjamin Medeiros, Bruno Felix, Gilmar da Silva, Gleice Aparecida dos Santos, Jurandir Francisco Junior, Lilian Machado e Silvio Cesar Alves, dos polos Cantos do Amanhecer, Jardim Paulistano, Quinta do Sol e Vila Curuçá, orientado por Guilherme Babo Sedlacek. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ede, localizada na zona norte da capital paulista, foi escolhida como alvo para o desenvolvimento da ação.
O software é uma ferramenta de gestão que visa auxiliar os profissionais de saúde da UBS na tomada de decisões estratégicas. O dispositivo permite analisar a correlação entre o aumento de casos de SRAG e o índice de poluição do ar, com a utilização de dados coletados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
A metodologia empregada seguiu as etapas de processo do Design Thinking, elaboradas por meio de brainstorming, para coletar ideias de melhores práticas e criação de um protótipo. Um dos principais desafios enfrentados foi escolher o modelo de aprendizado de máquina mais adequado para lidar com a sazonalidade das informações, a presença de outliers e a baixa correlação entre variáveis. Após testes, optou-se por utilizar uma rede neural LSTM, que se mostrou eficaz na previsão de casos de internação.
O sistema também se concentra em melhorar a experiência do usuário, tornando a interface intuitiva e de fácil compreensão. Fornece informações para a comunidade e promove a conscientização sobre os efeitos da poluição do ar na saúde respiratória.
As campanhas de conscientização em escolas, centros comunitários e eventos locais estão entre as estratégias que podem ser implementadas. O website foi feito por meio da linguagem de programação Python, gerenciador de dependências Poetry, micro-framework web Flask Rest Package: Flask-Restfullplus, ORM: peewee e Banco de dados SQLite para o Front-end, e HTML, CSS e JavaScript para Back-end.
De acordo com os envolvidos, o impacto do projeto vai além da conscientização imediata. “A longo prazo, com o aprendizado de máquina em ação, é esperado que o sistema ajude a reduzir e combater os casos de SRAG na comunidade. A ação auxilia os profissionais de saúde, mas também evidencia a importância da prevenção e do cuidado com a saúde respiratória” ressaltam.
A ferramenta on-line pode ser conferida no link: https://respirar.online/index.php
Mais informações sobre o projeto, acesse aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil