Ferramenta “Respirar” analisa dados em escala; projeto foi aplicado em unidade de saúde, na zona norte de São Paulo

01/11/23

Um grupo formado por alunos do Eixo de Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criou o site “Respirar”, sistema preditivo de análise de dados em escala, que acompanha casos de doenças causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A iniciativa é resultado do Projeto Integrador (PI) “Poluição do Ar e Saúde Respiratória", desenvolvido pelos discentes Afonso Benjamin Medeiros, Bruno Felix, Gilmar da Silva, Gleice Aparecida dos Santos, Jurandir Francisco Junior, Lilian Machado e Silvio Cesar Alves, dos polos Cantos do Amanhecer, Jardim Paulistano, Quinta do Sol e Vila Curuçá, orientado por Guilherme Babo Sedlacek.  A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ede, localizada na zona norte da capital paulista, foi escolhida como alvo para o desenvolvimento da ação.

O software é uma ferramenta de gestão que visa auxiliar os profissionais de saúde da UBS na tomada de decisões estratégicas. O dispositivo permite analisar a correlação entre o aumento de casos de SRAG e o índice de poluição do ar, com a utilização de dados coletados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

A metodologia empregada seguiu as etapas de processo do Design Thinking, elaboradas por meio de brainstorming, para coletar ideias de melhores práticas e criação de um protótipo. Um dos principais desafios enfrentados foi escolher o modelo de aprendizado de máquina mais adequado para lidar com a sazonalidade das informações, a presença de outliers e a baixa correlação entre variáveis. Após testes, optou-se por utilizar uma rede neural LSTM, que se mostrou eficaz na previsão de casos de internação.

O sistema também se concentra em melhorar a experiência do usuário, tornando a interface intuitiva e de fácil compreensão. Fornece informações para a comunidade e promove a conscientização sobre os efeitos da poluição do ar na saúde respiratória.

As campanhas de conscientização em escolas, centros comunitários e eventos locais estão entre as estratégias que podem ser implementadas. O website foi feito por meio da linguagem de programação Python, gerenciador de dependências Poetry, micro-framework web Flask Rest Package: Flask-Restfullplus, ORM: peewee e Banco de dados SQLite para o Front-end, e HTML, CSS e JavaScript para Back-end.

De acordo com os envolvidos, o impacto do projeto vai além da conscientização imediata. “A longo prazo, com o aprendizado de máquina em ação, é esperado que o sistema ajude a reduzir e combater os casos de SRAG na comunidade. A ação auxilia os profissionais de saúde, mas também evidencia a importância da prevenção e do cuidado com a saúde respiratória” ressaltam.

A ferramenta on-line pode ser conferida no link: https://respirar.online/index.php

Mais informações sobre o projeto, acesse aqui.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.