Iniciativa implementada em escola municipal de Porto Feliz faz parte de Projeto Integrador
As estudantes Beatriz Santos Mendes, Leticia da Costa Meira, Ligia
Souza Guido, Liliane Harumi Mizokoshi e Raffaela dos Santos, do eixo de Licenciatura,
polo Porto Feliz, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp),
desenvolveram sob orientação da tutora Patrícia Alves Oliveira, material
didático personalizado para alunos com necessidades especiais, com foco
em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O
trabalho foi aplicado em escola do município.
De acordo com a equipe, o Projeto Integrador (PI) Desenvolvimento de material didático para alunos com necessidades especiais, tem como principal objetivo auxiliar crianças com TDAH em sala de aula, onde muitas vezes têm suas necessidades particulares negligenciadas. “É comum ouvir pais e professores reclamarem do comportamento e expressarem claramente o cansaço e a impaciência diante do excesso de energia que alguns jovens demonstram”, esclarece o grupo no Relatório Técnico-Científico do PI.
A ação teve foco no aluno Perseu (nome fictício para preservar a identidade da criança), que possui diagnóstico de TDAH, retardo mental leve e transtorno de ansiedade de separação. As atividades interdisciplinares foram planejadas com base na análise dos laudos do discente e na colaboração de uma profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram elaborados exercícios com diversas propriedades e intuito de potencializar o hiperfoco do aluno, entre eles, caça palavras, recorte e colagem, pintura e palavras cruzadas. Todos voltados às disciplinas de Ciências e Geografia, desenvolvidos com recursos audiovisual, textual e gráfico, com a ideia de tornar a aula mais divertida e dinâmica.
Durante
o processo, Perseu demonstrou bastante interesse pelas atividades, certa
dificuldade em algumas, como recorte e colagem, em que precisou de ajuda, e
mais facilidade em outras, como o caça palavras. As estudantes de licenciatura
da Univesp conseguiram extrair da criança suas melhores qualidades e
desenvolver habilidades em que ele tinha dificuldade, preservando sua segurança
mental e aumentando seu desempenho com ações lúdicas e personalizadas.
O
resultado do PI destaca a importância da inclusão e do apoio personalizado para
alunos com necessidades especiais, além de ressaltar o papel fundamental dos
professores e da equipe de apoio educacional na promoção do desenvolvimento
desses jovens. O relatório técnico-científico apresentado pelo grupo da Univesp
oferece uma compreensão da necessidade de cuidados específicos para crianças
com dificuldades individuais, na busca de aprimorar a prática pedagógica e
garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os discentes. O vídeo
do projeto pode ser conferido aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 58 % do território paulista.
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