Aplicação web criada por alunos do Eixo de Computação contribui para arrecadação de alimentos a moradores de rua e cães de bairro da capital paulista

24/05/23


Os estudantes do Eixo de Computação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), André Casanova, Carlos Resende, Cassia Dias Santos, Francisco Stephanelli, Guilherme Batista, Marcos Lohmann, Rafael Conrado e Victoria da Silva, dos polos de Americana, Embu das Artes e São Bernardo do Campo, apresentaram no ano passado, o Projeto Integrador “Solução web para divulgação institucional do Projeto Praça Solidária da ONG Grupo Brasil – Multidisciplinar para Inclusão Social”. O trabalho, orientado por Ana Paula de Aquino Caixeta, é continuidade de iniciativa desenvolvida em semestre anterior com a mesma instituição, que atua na região do Morumbi, na capital paulista, e depende da ajuda de doadores para manter as ações ativas, como a doação de alimentos, destinada a moradores e cães de rua. A entidade foi criada durante a pandemia de Covid-19 para atender em caráter emergencial pessoas em situação de vulnerabilidade social.    

Na atual proposta, os discentes abordam soluções que possam contribuir com a melhoria do site criado no PI-I, e aumentar a divulgação da ONG. De acordo com os estudantes, o objetivo é permitir que a instituição mostre seu propósito, se comunique com o público e alcance uma audiência maior com o projeto Praça Solidária, por meio de um dispositivo mais interativo.   

A aplicação web foi desenvolvida utilizando a metodologia Lean, que tem como base sete princípios: eliminar o desperdício, integrar qualidade, criar conhecimento, adiar comprometimentos, respeitar as pessoas, entregar rápido e otimizar o todo. Segundo os alunos, o método permitiu que a equipe se mantivesse focada e garantisse a qualidade ao longo de todo o processo de desenvolvimento.  O software criado com framework web inclui páginas específicas com ferramentas de acessibilidade,  acesso a rotas, assinatura de boletins informativos, postagens de campanhas, entre outras funcionalidades que ajudam na divulgação da ONG.   

O programa foi construído em uma plataforma LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) e inclui um serviço de nuvem para possibilitar o envio automático de e-mails por meio de uma assinatura de boletim informativo. A aplicação conta com a API- Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação)- "Clique para Ligação" do WhatsApp para facilitar o contato direto entre os usuários e a ONG, e a API "Traçar Rota" do Google Maps, para ajudar as pessoas a localizarem as ações sociais da ONG.    

O site também tem recursos de acessibilidade para deficientes auditivos, o software de Tecnologia Assistiva Vlibras, que traduz o conteúdo escrito em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Como resultado, a ONG Grupo Brasil aprovou as ideias da equipe, que cumpriu os objetivos propostos com uma aplicação web acessível, tecnologias que oferecem infraestrutura de alto nível para interagir com os doadores, atrair voluntários e divulgar as campanhas do projeto Praça Solidária.     

Acesse o site criado pelos alunos Univesp e confira o vídeo do Projeto Integrador para mais informações.

Sobre a Univesp     

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do Vestibular 2023.