Conheça o estudo dos foguetes desenvolvido pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky em 1903
Os primeiros foguetes, construídos há quase mil anos na China, se pareciam mais com rojões do que com foguetes modernos e usavam pólvoras como propulsor. Foi somente no final do século XIX que os cientistas passaram cogitar mais seriamente o uso dos foguetes para viagens espaciais.
Essas e outras informações podem ser conferidas no vídeo mais recente da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV. Além de trazer dicas de como olhar para o céu, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, fala neste episódio sobre Konstantin Tsiolkovsky (1857-1935), o cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes.
Em 1903, Tsiolkovsky publicou o primeiro artigo científico sobre o uso de foguetes para a exploração espacial. Ele desenvolveu a importante equação que hoje leva o seu nome – equação do foguete de Tsiolkovsky.
O que ver no céu desta semana
Nesta primeira semana de 2016, quatro planetas aparecem durante a madrugada: Júpiter surge a leste na Constelação de Leão, a partir da 00h00; Marte pode ser observado às 02h00, também a leste, porém na Constelação de Virgem. Já os planetas Vênus e Saturno podem ser vistos lado a lado no céu, a partir das 04h00, na Constelação do Ofiúco ou Serpentário – uma constelação do zodíaco representada como um homem segurando a Serpente.
No dia 7 de janeiro, a lua minguante formará um triângulo com Vênus e Saturno. E no dia 9, estes dois planetas farão uma conjunção muito próxima.
Assista ao vídeo:
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil