Conheça o estudo dos foguetes desenvolvido pelo cientista russo Konstantin Tsiolkovsky em 1903

05/01/16


Os primeiros foguetes, construídos há quase mil anos na China, se pareciam mais com rojões do que com foguetes modernos e  usavam pólvoras como propulsor. Foi somente no final do século XIX que os cientistas passaram cogitar mais seriamente o uso dos foguetes para viagens espaciais.

Essas e outras informações podem ser conferidas no vídeo mais recente da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV. Além de trazer dicas de como olhar para o céu, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, fala neste episódio sobre Konstantin Tsiolkovsky (1857-1935), o cientista russo pioneiro no estudo dos foguetes.

Em 1903, Tsiolkovsky publicou o primeiro artigo científico sobre o uso de foguetes para a exploração espacial. Ele desenvolveu a importante equação que hoje leva o seu nome – equação do foguete de Tsiolkovsky.

 

O que ver no céu desta semana

Nesta primeira semana de 2016, quatro planetas aparecem durante a madrugada: Júpiter surge a leste na Constelação de Leão, a partir da 00h00; Marte pode ser observado às 02h00, também a leste, porém na Constelação de Virgem. Já os planetas Vênus e Saturno podem ser vistos lado a lado no céu, a partir das 04h00, na Constelação do Ofiúco ou Serpentário – uma constelação do zodíaco representada como um homem segurando a Serpente.

No dia 7 de janeiro, a lua minguante formará um triângulo com Vênus e Saturno. E no dia 9, estes dois planetas farão uma conjunção muito próxima.


Assista ao vídeo: